quinta-feira, 1 de maio de 2014

Santo de Casa Faz Milagre?

Imagem extraída do site oficial do Atlético de Madrid- http://www.clubatleticodemadrid.com/

Surpreendente. Não tenho outra palavra para descrever os resultados das semifinais da Champions League 2013-14. Os dois visitantes espanhóis, Real e Atlético, não tomaram conhecimento dos donos de casa e anotaram placares mais do que convincentes nas partidas de volta.

Comecemos com a goleada que o Real aplicou no Bayern por 4x0. Tá, houve o pragmatismo daquelas duas linhas de quatro e três dos quatro gols foram em bolas paradas, mas o placar foi uma clara demonstração da superioridade da equipe merengue sobre os bávaros. E a apatia do time alemão em campo contribuiu para o sucesso dos espanhóis em Munique.

O Real é pragmático do meio-de-campo para trás (exceto pelo lateral esquerdo Marcelo, que é craque e ofensivo) e o Ancelotti é um retranqueiro desde os tempos de Milan e PSG, mas a equipe merengue tem artistas que compensam todo esse conservadorismo. Os alas Bale e Di María entretém o espectador com seus dribles e jogadas em velocidade, o Ronaldo é craque e o Benzema é um centroavante que sabe jogar longe da área. Dá para se divertir com o Real se você fizer algumas concessões quanto à parte defensiva.


Times novos, truques velhos: Bayern de Guardiola tenta atacar
com três atacantes e mantendo a posse da bola, enquanto o Real de
Ancelotti responde encaixando o 4-3-3 rival com o 4-4-2 e usando a
dupla Bale (esquerda) e Di María (direita) para articular contra- golpes.
Nem mesmo a força dos grandões Robben e Mandžukić conseguiu
vencer a forte marcação merengue (imagem obtida via this11.com).

O vizinho Atlético não deixou barato e fez o Chelsea pagar pela falta de ousadia ao aplicar uma virada de 3x1 em pleno Stamford Bridge. Mourinho mandou à campo o genial meia Hazard que acrescentou a criatividade que os Blues não tiveram na partida de ida. Mas o time londrino não contava que Simeone ousaria ainda mais ao adiantar seus laterais, Juanfran e Filipe Luís, para ajudarem os alas Arda Turan e Koke. Os ataques pelos flancos encontraram um ponto cego nas duas linhas de quatro do Chelsea. Tanto que os gols de López (1º) e Turan (3º) saíram de jogadas feitas pela linha de fundo onde o "ônibus" perdia sua eficácia defensiva.

O Chelsea ficou completamente abalado em campo no segundo tempo e ofereceu muito espaço para o Atlético trocar passes à vontade. Mourinho ainda tentou o tudo ou nada ao colocar os atacantes Samuel Eto'o, Demba Ba e André Schürrle, mas sem meias criativos para articular as jogadas, os Blues não ofereceram mais perigo ao gol de Courtois. E o time da casa ficou totalmente aberto para o Atlético anotar o terceiro gol com Arda Turan e carimbar o passaporte dos Colchoneros para a final.


Enquanto as duas linhas de quatro do Chelsea estavam mais
preocupadas em tirar o espaço de Diego Costa e Adrián López,
os laterais do Atlético se uniram aos alas, abriram caminho pelos
flancos e encontraram chances de gol nos únicos pontos cegos
do "ônibus" de Mourinho (imagem obtida via this11.com).

Com os resultados, teremos uma final espanhola entre dois times de Madri. Será uma grande invasão espanhola a Portugal. Admiro profundamente o treinador Diego Simeone pela sua garra e pelo seu empenho em fazer uma equipe como o Atleti lutar contra os campeões e milionários Chelsea, Barcelona e Milan, mas não mudo minha opinião e vou torcer para o Real faturar seu décimo título em Champions pelo bem do futebol-arte.


Imagem extraída do Facebook oficial do Real Madrid- https://www.facebook.com/RealMadrid

Nenhum comentário:

Postar um comentário