sábado, 10 de maio de 2014

Calma, Garotada

Imagem extraída do Facebook oficial do Liverpool- https://www.facebook.com/LiverpoolFC

Muita gente ficou decepcionada com a lista de convocados para a Copa do Mundo, afinal muitos atletas que estão em boa fase na Europa ficaram de fora. Curioso notar que a maioria dos atletas ventilados na lista de Felipão eram garotos, como Philippe Coutinho (foto) e Lucas Moura (foto abaixo). E é justamente por serem garotos que peço para que esses atletas tenham paciência.

É claro que todos querem uma vaga na Seleção Brasileira e disputar uma copa do mundo, ainda mais levando-se em conta que o próximo mundial será no Brasil. Essa garotada, contudo, não precisa ter pressa. Vocês ainda são jovens, têm muita estrada pela frente e terão suas respectivas chances.

Damião e Pato estão tentando recuperar suas boas formas no Peixe e Tricolor, respectivamente. Ganso ainda não jogou pelo São Paulo tudo o que jogava no Santos. Lucas ainda não é titular no PSG e tem que disputar vaga com gente da pesada, como Ezequiel Lavezzi e Edinson Cavani. Coutinho, que era o melhor desses mencionados a meu ver, está em boa fase no Liverpool, já é ídolo nos Reds e, acredito eu, é nome certo para os amistosos pós-copa e na Copa América 2015, mas nunca foi testado por Felipão nos recentes amistosos.

Jogar uma Copa não é apenas uma grande honra, mas também uma grande responsabilidade. Se algo sair errado, as carreiras dos meninos podem sair profundamente maculadas e eles podem nunca mais ser lembrados. É em virtude disso que muitos treinadores preferem atletas com uma certa experiência e com carreiras já consolidadas para que não haja nenhum risco.

Nem todos os treinadores pensam assim. Joachim Löw, treinador da Alemanha, é um exemplo e ele tem o hábito de levar garotos, não apenas para compor o elenco, mas também para serem titulares em sua seleção. Eu sempre menciono aqui no meu blog quando Löw ousou na convocação e colocou Özil, Khedira e Müller (que não eram muito conhecidos na época) para serem titulares na Copa de 2010. Obviamente, cada casa é um caso.

Garotada, não desanimem se vocês não foram chamados por Felipão para a Copa 2014. Você ainda são jovens, ainda vão conquistar muitos títulos, jogar o fino da bola e terão suas chances. Basta ter empenho, espírito coletivo e jogar muita bola. 


Imagem extraída do Facebook oficial de Lucas Moura- https://www.facebook.com/lucasmouraoficial

Nenhum comentário:

Postar um comentário