quinta-feira, 8 de maio de 2014

Tchau, Kleina

Imagem extraída de https://www.facebook.com/sePalmeiras

O meu segundo post de hoje seria dedicado ao desempenho das grandes equipes na Copa do Brasil como um todo, mas a demissão do treinador Gilson Kleina (foto) mudou os meus planos. A derrota de virada ante o Sampaio Correia em partida válida pela Copa do Brasil foi a gota d'água.

O grande erro de Kleina foi óbvio: sua equipe continuava jogando como se estivesse na Série B, quando deveria ter dado um passo adiante e atuar como um time grande. Infelizmente, o que se viu no Verdão desde o acesso em 2013 foi que o time parou no tempo a despeito de ter feito uma boa campanha no Paulistão 2014. Prova disso: o Verdão foi derrotado quando enfrentou dois times grandes (Flamengo e Fluminense) durante o Brasileirão e precisou suar a camisa para superar o modesto Criciúma, que, com todo o respeito, é candidato ao rebaixamento.

O treinador foi prejudicado com a política de austeridade da direção, que está apostando no "bom e barato" ao invés de trazer reforços de ponta (não confundir o termo usado com os medalhões consagrados) e também com a perda de atletas importantes desde 2013 -Marcos Assunção, Barcos, Henrique (o zagueiro que defende o Napoli atualmente) e agora Alan Kardec. Ainda assim, o treinador poderia ter feito melhor com o elenco que tinha em mãos.

Ainda não se sabe quem substituirá Kleina, mas se os dirigentes e torcedores me permitem, gostaria de sugerir a contratação de Francisco "Chiqui" Arce, treinador do Cerro Porteño. O ex-lateral seria um excelente nome porque tem identificação com o clube (foi campeão com o Palmeiras na Libertadores em 1999 e foi capitão do time em 2002), ele fez um bom trabalho no Cerro (o time não é brilhante, mas sabia jogar coletivamente), fala português e espanhol (o Palestra tem o costume de trazer muitos atletas estrangeiros) e ele sairia bem mais barato do que trazer nomes consagrados.

Espero que com a mudança no comando o Palmeiras possa se reerguer e dar ao seu torcedor o merecido presente de cem anos de fundação do clube.

O Verdão merece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário