quinta-feira, 29 de maio de 2014

A Geografia Diz Tudo Mesmo?

Imagem extraída do Facebook de Neven Subotić- https://www.facebook.com/Subotic4

O Brasil jogará seus dois últimos amistosos antes da Copa do Mundo contra o Panamá dia 3 de junho no Serra Dourada e contra a Sérvia de Neven Subotić (foto) dia 6 no Morumbi.

Segundo algumas fontes, a Sérvia foi escolhida por ter um estilo de jogo "muito semelhante ao da Croácia", primeira adversária do Brasil na Copa. O mesmo teria se aplicado ao Panamá em relação ao México e à África do Sul (no ano passado) com relação a Camarões.

A única proximidade que existe entre os países mencionados é meramente geográfica. A Sérvia é situada na mesma região que a Croácia, o Panamá tem uma relativa proximidade do México, e Camarões fica no mesmo continente que a África do Sul. E as semelhanças param por aí.

O futebol dos países mencionados não tem nenhuma proximidade técnica. A Sérvia é uma seleção que se destaca pelos seus defensores (Subotić, Kolarov, Ivanović, Matić, ...) enquanto a Croácia é um time bastante ofensivo e conta com grandes meio-campistas (Rakitić, Perišić e Modrić). O Panamá, então, nem se compara ao organizado México, que é uma seleção que sabe marcar direitinho e joga coletivamente, além de ter os talentos de Chicharito e Giovani dos Santos. E o que dizer de Camarões do craque Samuel Eto'o e que já chegou às quartas-de-final em 1990 enquanto a África do Sul nunca alcançou sequer as oitavas?

Como se vê, a proximidade geográfica não significa necessariamente que os estilos das seleções também serão próximos. Ou será que o estilo de futebol da Argentina ou do Uruguai é igual ao nosso?

A geografia explica muitas coisas, mas não o futebol.


Leia mais:


O Estado de São Paulo- Fifa diz que Brasil jogará com a Sérvia antes da Copa do Mundo: http://www.estadao.com.br/noticias/esportes,fifa-diz-que-brasil-jogara-com-a-servia-antes-da-copa-do-mundo,1129074,0.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário