segunda-feira, 5 de maio de 2014

O Cão Valente

Imagem extraída do Facebook oficial do Lille- https://www.facebook.com/Losc

Talvez você nunca tenha ouvido falar do Lille, mas, sem dúvida, conhece uns dois ou três jogadores que passaram por lá.

Adil Rami, Mathieu Debuchy, Moussa Sow, Yohan Cabaye, Gervinho e Eden Hazard foram atletas dos Dogues. Mais do que isso: estes atletas foram campeões da Ligue 1 em 2010-11 surpreendendo equipes com muito mais tradição no campeonato, como Lyon, Marseille e Saint Étienne. E essa geração desfilou nos gramados franceses um futebol leve, ofensivo e de muita classe, algo cada vez mais raro na categoria.

A alegria do Lille, infelizmente, não durou muito mais do que a temporada seguinte. Depois da temporada 2011-12, na qual o time ficou em terceiro lugar, começou o desmanche. Clubes de outros países, principalmente Inglaterra e Espanha, levaram embora os principais jogadores daquela geração, inclusive o craque Hazard, hoje no Chelsea. O treinador Rudi Garcia também deixou o clube em 2013 e foi para a Roma onde vem ajudando a equipe Gialorossa a se reerguer após tantas temporadas fracas.

Vieram também os magnatas do Oriente Médio e do Leste Europeu, que adquiriram o Paris Saint-Germain e o Monaco. Enquanto os demais clubes montam suas equipes com muita dificuldade devido à crise européia, os investidores milionários contrataram dezenas de estrelas para os seus times e acabam por polarizar a competição. Atualmente, Monaco e PSG disputam ponto a ponto o título da Ligue 1 enquanto as demais equipes têm de se contentar em buscar a única vaga para os playoffs da Champions League que a França tem direito.

Quando eu achava que a alegria do Lille havia acabado junto com aquela geração, eis que vejo os Dogues fazendo uma boa campanha na competição, a despeito de todas as perdas e da enorme discrepância para os dois magnatas. Aliás, cabe aqui mencionar que o time da cidade homônima arrancou empates contra os dois milionários na casa dos rivais e ainda derrotou o Monaco no Pierre-Mauroy. O próximo adversário é justamente o PSG no mesmo estádio.

O Lille trouxe muitos reforços de peso, como o treinador René Girard (campeão em 2011-12 com o Montpellier), o meia Marvin Martin (que esteve na Euro 2012 pela Seleção Francesa), o goleiro Vincent Enyeama (capitão da Seleção da Nigéria) e o atacante Salomon Kalou (campeão da Champions 2011-12 pelo Chelsea e parceiro de Drogba na Seleção Marfinense).

Vale, ainda, destacar no elenco o capitão Rio Mavuba (foto abaixo), remanescente daquela geração de 2010-11, refugiado da guerra civil em Angola e que superou a perda dos pais ainda garoto. Sua emocionante história foi contada por André Donke, Guilherme Nagamine e Jean Pereira Santos, da ESPN na coluna Lado B da Copa. Vale conferir o drama e a superação deste baixinho que sobreviveu para contar muitas histórias vitoriosas.

O Lille não tem mais chances de títulos na temporada, mas quem sabe o clube não esteja construindo uma nova geração para derrubar os gigantes magnatas nas próximas temporadas. O time já mostrou que isto é possível mesmo sem contar com os investimentos que os rivais Monaco e PSG têm a seu favor.

Quem sabe, mais uma história vitoriosa esteja prestes a ser contada por Rio Mavuba no futuro.


Em tempo: o animal que aparece estampado no escudo do Lille é um cão da raça dogue alemão, daí o título desta resenha.


Imagem extraída do Facebook oficial do Lille- https://www.facebook.com/Losc

Nenhum comentário:

Postar um comentário