sexta-feira, 23 de maio de 2014

Ciência ou Ficção?

Imagem extraída do site oficial do Atlético de Madrid- http://www.clubatleticodemadrid.com/

A notícia de que o atacante Diego Costa (à esquerda na foto) estaria se submetendo a um tratamento à base de "líquido placentário equino" foi, no mínimo, curiosa. O atleta se lesionou no último sábado durante a partida contra o Barcelona e não jogaria a final da Champions contra o Real amanhã. O jogador se submeteu ao tratamento considerado "milagroso" para não ficar fora da grande decisão.

Algumas fontes divergem se o tratamento seria à base de soro (extraído do sangue do cavalo) ou líquido placentário.

A terapia foi considerada algo "milagroso" pelas fontes por não ter, em princípio, nenhum fundamento científico.

Eu, no entanto, lembrei-me de meus dias de pós-graduação no laboratório quando trabalhei com cultura de células musculares. Na ocasião, isolávamos células satélites que se diferenciam em células musculares após receberem tratamento com soro de cavalo. As células satélites são células localizadas próximas às fibras musculares e elas se diferenciam em novas fibras após lesões nos músculos com o intuito de regenerar as fibras musculares.

Não afirmo que o líquido placentário funcione da mesma forma que o soro. Também não escrevo que o tratamento seja, de fato, eficiente uma vez que deveria haver contato direto do líquido com o tecido lesionado ou com o sangue do paciente (algo bastante improvável) para que houvesse algum efeito, mas é possível que o "tratamento milagroso" não seja exatamente uma ficção, baseado em minha vivência e conhecimento científicos.

O soro de cavalo -que, repito, é diferente do líquido placentário- possui fatores capazes de diferenciar uma célula satélite em uma célula muscular. Esse procedimento é  adotado por cientistas que trabalham com células musculares isoladas.

Talvez, haja algum fundamento científico por trás do tratamento. Muitas terapias e medicamentos foram descobertos a partir de crenças populares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário