terça-feira, 27 de maio de 2014

Coitado do Alex

Imagem extraída de https://www.facebook.com/coritibaoficial

Quando o Brasileirão começou, quase todos os comentaristas -incluindo este que vos escreve- palpitaram que o Coritiba seria candidato ao rebaixamento. A campanha fraquíssima em 2013 e a eliminação do Coxa para o modesto Maringá no Paranaense deste ano mostram que o time é muito limitado e dificilmente conseguirá algo melhor do que a permanência na Série A neste ano. E se conseguir.

Não esperava, contudo, que a equipe fizesse uma campanha tão fraca logo nas sete primeiras rodadas do Brasileirão. O Coxa foi a única equipe que ainda não venceu no campeonato, soma apenas quatro pontos em sete jogos e ocupa a vice-lanterna da competição, à frente apenas do Figueirense. Triste realidade para uma equipe que ostenta uma estrela de campeão brasileiro sobre o seu brasão.

O treinador é Celso Roth, conhecido por encher seus times de volantes e fazê-los jogar muito mais na base da força do que da técnica. O elenco também não ajuda, com um monte de brucutus à serviço do treinador.

O único que sabe tratar uma bola com carinho no time é o capitão Alex (foto). E somente ele. O Coxa atualmente é "Alex mais dez".

Lembro-me quando o meia afirmou que estava voltando ao Brasil em 2012. Na ocasião, o Grêmio (comandado na época por Luxemburgo), Palmeiras e Cruzeiro convidaram o atleta para reforçar seus elencos, mas Alex optou por defender o Coritiba, clube que o revelou.

Alex faturou muitos títulos em sua carreira e foi ídolo no próprio Coritiba, Palmeiras, Cruzeiro e Fenerbahçe (que homenageou o meia com uma estátua). Injustamente, nunca foi convocado para jogar uma copa do mundo a despeito de ser um craque. E ele ainda é um fora-de-série a despeito da idade e das lesões que sofreu ao longo da carreira.

Fico pensando como é dura a vida de Alex em seu clube de coração. Não há nenhum companheiro capaz de fazer uma boa tabela com o meia ou então aproveitar as oportunidades que o camisa 10 cria.

Espero que o intervalo para a Copa do Mundo sirva para o time se acertar e que mais jogadores técnicos e/ou habilidosos reforcem o Coxa. Um craque do nível de Alex merece um time melhor para jogar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário