quarta-feira, 14 de maio de 2014

Comoção Vermelha

Imagem extraída do Facebook oficial do Liverpool- https://www.facebook.com/LiverpoolFC

Sendo bastante honesto: pelo bem do futebol, torci para que o Arsenal faturasse o título da Premier League desta temporada. O time comandado por Arsène Wenger tem quase tudo o que eu gosto: organização, coletividade, toque de bola, ofensividade, jogo bonito e envolvente.

Nenhum time na Inglaterra, contudo, tem a simpatia e o carisma do Liverpool, dono de uma torcida apaixonada e capaz de cativar seu espectador mesmo passando por um jejum de quase dez anos sem grandes títulos -a última vez foi em 2005, quando os Reds faturaram a Champions League em cima do Milan. É quase impossível ficar passivo diante do time da terra dos Beatles.

A possibilidade dos Reds reaverem a taça da Premier League após 24 anos (a última vez foi na temporada 1989-90) mexeu com os corações de muitos torcedores brasileiros, que se deixaram encantar pelo carisma e pelo drama de um dos maiores times do mundo, mas que encolheu nos últimos anos devido a uma crise financeira e a alguns investimentos que não trouxeram retorno.

Muitos articulistas não esconderam sua torcida pelo Liverpool nesta temporada. Tal sentimento ficou muito evidente quando os Reds tropeçaram em casa diante do Chelsea. O capitão Steven Gerrard literalmente escorregou em campo e, com isso, permitiu o contra-ataque dos Blues que abriram o placar com Demba Ba.

A derrota para o Chelsea gerou uma grande comoção entre muitos comentaristas, entre eles o grande Juca Kfouri e seu filho André, que escreveram textos lamentando o quanto aquele tropeço poderia custar caro ao Liverpool -e custou mesmo, pois aqueles três pontos perdidos fizeram falta na reta final contra o Manchester City. André descreveu, ainda, o peso que Gerrard estaria sentindo sobre seus ombros ao cometer o erro crucial que resultaria na perda da partida e do título (veja o texto mais abaixo).


Imagem extraída do Facebook oficial do Liverpool- https://www.facebook.com/LiverpoolFC

É realmente comovente ver o capitão e principal jogador da equipe, Gerrard, errar. Faço das palavras de Juca e André Kfouri as minhas. O bom moço Gerrard não merecia tamanho castigo. Nem o Liverpool.

Mesmo passando mais uma temporada em branco, o Liverpool faz uma temporada muito acima das expectativas. Desde 2006-07 os Reds não participavam de uma Champions e agora terão a chance de brigar pelo hexa e de se igualar novamente ao Bayern, o terceiro maior vencedor da competição com seis taças.

Bem-vindos de volta à Champions League, Reds!


Imagem extraída do Facebook oficial do Liverpool- https://www.facebook.com/LiverpoolFC

"Se o Liverpool não conquistar o título da Premier League por causa de um escorregão de Steven Gerrard em um jogo crucial, estará escrita uma história inacreditavelmente triste. Se havia um jogador que não merecia tal angústia, era ele. O futebol não tem sentimentos" (André Kfouri, Lance, Segunda-feira, dia 28 de abril de 2014).

Nenhum comentário:

Postar um comentário