domingo, 11 de maio de 2014

Você Segue Famosos Só Para Insultá-los?! Parabéns! Eles Agradecem pela sua Audiência!

Imagem extraída de https://www.facebook.com/craqueneto

A internet e as redes sociais (Twitter, Facebook, Instagram, ...) se tornaram uma maneira dos fãs terem maior proximidade de seus ídolos. Podemos enviar mensagens, perguntas, elogios e até críticas através dessas redes. Infelizmente, muitos valem-se dessa facilidade para fazer ofensas, propagar palavras de ódio e escrever ataques de cunho pessoal. Muitos desses são os chamados "trolls", que gostam de fazer insultos a pessoas famosas meramente para arrumar briga na internet. Outros são meros invejosos que não se conformam com a fama e com as conquistas dos famosos.

Há, contudo, pessoas que visivelmente não concordam com as ações ou com o ponto de vista dos famosos e querem que haja uma "retratação" de qualquer forma. Alguns têm tanto ódio, que seguem as celebridades nas redes sociais apenas para terem acesso ao mural de comentários e deixarem ofensas por lá.

O que muitos não sabem é que ao seguirem os famosos nas redes, só estão contribuindo para que as celebridades tenham mais sucesso ainda. Da mesma forma que programas e emissoras ganham por audiência, as páginas na internet fazem sucesso proporcional ao número de acessos e seguidores. A quantidade de visitantes aos perfis dos famosos estimula empresas a patrocinar tais pessoas justamente porque sabem que terão visibilidade no site da celebridade. Ou seja, os famosos acabam lucrando em cima do ódio do internauta e eles nem se dão ao trabalho (desnecessário) de responderem às ofensas.

Um desses famosos é o ex-jogador e apresentador José Ferreira Neto (foto). Eu visito seu blog com frequência e sigo o ex-atleta nas redes sociais. Neto é conhecido por algumas opiniões polêmicas que acabam desagradando a muitos espectadores. Estes, inconformados, despejam dezenas de comentários chulos nas páginas do comentarista como se isso fosse fazê-lo mudar de opinião ou pedir desculpas.

Se o leitor segue algum famoso, é porque você gosta dele ou então compactua com suas opiniões. Sigo o Neto porque ele foi jogador, usa sua vivência em campo para explicar minúcias que pessoas que nunca chutaram uma bola (como eu) não conseguem perceber e também porque gosto de seus comentários. Não concordo com todas as opiniões defendidas pelo ex-atleta, mas aprecio a maioria delas e respeito as poucas das quais discordo. O mundo é heterogêneo e deve-se respeitar a diversidade de opiniões.

Outro que é vítima de insultos de internautas é o narrador Galvão Bueno. Há dezenas de páginas espalhadas pela rede afirmando que odeiam Galvão Bueno. A maioria é apenas tiração de sarro dos clichês e bordões do locutor, mas muitos postam mensagens de ódio contra o narrador -já vi mensagens no velho Orkut desejando a morte de Galvão ou que ele tivesse câncer. Contudo, certa vez o extinto Jornal da Tarde entrevistou o apresentador e o questionou a respeito dos que o "odeiam". Galvão levou tudo na brincadeira, afinal ele sabe que tudo isso faz a audiência dele.

Portanto, se você não gosta de algum famoso, não lhe dê atenção, não acesse seus sites e não o siga nas redes sociais nem para insultá-lo. Saiba que com o seu acesso, você dá lucro ao famoso, desperdiça seu tempo e ainda só prejudica a você mesmo com o seu ódio. E a grande maioria das celebridades não está nem aí para os insultos porque sabem que não vale a pena perder tempo com brigas inúteis.

Para terminar, vi nesta semana um vídeo muito legal dos jogadores do Arsenal (veja abaixo). Os atletas Per Mertesacker, Lukas Podolski e Mikel Arteta deram respostas muito bem humoradas a alguns que os criticaram nas redes sociais. Parabéns pela iniciativa, Gunners!


Nenhum comentário:

Postar um comentário