sexta-feira, 30 de maio de 2014

Ilusões?

Imagem extraída do Facebook oficial de Kaká- https://www.facebook.com/Kaka

Jornais afirmam que o São Paulo está atrás de Kaká (foto) e Lugano. Algumas matérias publicaram que o Palmeiras quer Fernando Tobio e Lucas Pratto, ambos ex-comandados de Ricardo Gareca no Vélez Sarsfield. Ontem, li notas afirmando que o Santos tem interesse em Cleiton Xavier, Giuliano e Eduardo Vargas.

Algumas destas especulações vêm dos próprios clubes envolvidos enquanto outras são oriundas de "fontes desconhecidas".

Contratações sempre empolgam o torcedor, sobretudo em momentos de crise. Sempre que algum nome é especulado no seu time de coração, o torcedor vibra e crê que o atleta irá salvar a pátria, ainda mais caso seja um jogador consagrado.

E quando esses jogadores não vêm? O que acontece quando os atletas frustram as expectativas do torcedor e jogam mal? A diretoria do clube é quem paga o pato nesse caso. Dirigentes são chamados de "muquiranas" porque "não quiseram desembolsar o dinheiro para contratar", de "incompetentes" por "terem perdido o atleta para um time rival" e de "burros" porque "trouxeram um jogador ruim".

É justamente por isso que as especulações devem ser encaradas com cautela e não com euforia. Dirigentes não podem enganar seu torcedor com falsas promessas e a imprensa não pode tratar uma mera especulação como um negócio certo. A frustração de um torcedor pode até mesmo se transformar em revolta dependendo do desfecho das negociações, sendo que muitas delas nunca aconteceram e nem vão acontecer.

É sempre bom lembrar que a maioria dessas histórias publicadas são especulações e não fatos concretizados. Muitas dessas especulações, inclusive, acabam se propagando pela internet da mesma forma que as dezenas de boatos políticos-catastróficos que surgem neste ano de eleição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário