quinta-feira, 22 de maio de 2014

Heróis e Vilões que Não Existem

Imagem extraída do Facebook oficial do Bayern München- https://www.facebook.com/FCBayern

Por mais que a imprensa seja considerada imparcial, é impossível que a opinião dos autores passe desapercebida em alguns de seus textos.

Muitos veículos da mídia, ainda que não tenha sido de maneira intencional, transformaram o atual treinador do Bayern, Josep Guardiola (foto), em um santo, enquanto o treinador do Chelsea, José Mourinho (foto abaixo), ficou com fama de vilão.

Sou fã de Guardiola e admiro profundamente seu trabalho ao resgatar o futebol bonito e coletivo, mas o treinador catalão está muito longe de ser considerado um "santo". Prova disso: muitos atletas tiveram atritos com o treinador. Se fosse apenas Ibrahimović (que, declaradamente, é desafeto do treinador), diria que foi apenas um caso isolado. Mas Guardiola também teve problemas com Mandžukić no Bayern e com Yaya Touré no Barcelona segundo fontes. A meu ver, pessoas consideradas totalmente boas resolvem os conflitos no elenco de forma hábil e só adotam o afastamento quando o clima se torna totalmente insustentável.

Mourinho, por outro lado, tornou-se um dos treinadores mais odiados no Brasil muito por culpa da mídia, tenha isto sido intencional ou não. As matérias a respeito do treinador sempre ressaltam suas respostas atravessadas e o seu sarcasmo, mas poucos descrevem o quanto ele é querido por seus comandados e o quanto ele é inteligente em muitas de suas atitudes. O português errou? Sim, e ele pisou na bola ao transformar a rivalidade com o Barcelona em inimizade e também é um treinador defensivo demais para o meu gosto. Mas um homem considerado mau ou sem caráter jamais teria admiradores e, principalmente, jamais teria emprego garantido em grandes clubes da Europa.

Nó brasileiros somos incapazes de detectar nuances entre o bem e o mal, entre o certo e o errado. As pessoas e as atitudes não são totalmente boas ou más. Com um pouco de senso crítico, você será capaz de enxergar defeitos naqueles que são considerados "santos" ou virtudes naqueles que são considerados "demônios". Não se deve aceitar cegamente e engolir a seco tudo o que é divulgado.

Guardiola e Mourinho não são santos nem demônios. Eles são seres humanos como cada um de nós, têm virtudes e defeitos. O que os difere da maioria de nós é que eles são pessoas públicas e só isso.

O que um autor escreve a respeito dos treinadores é direito dele, desde que não fira a honra dos técnicos. Mas é obrigação avaliar as virtudes, os defeitos e os fatos antes de se formar uma opinião sobre uma pessoa, seja quem ela for.


Imagem extraída do Facebook oficial do Chelsea- https://www.facebook.com/ChelseaFC

Nenhum comentário:

Postar um comentário