sexta-feira, 16 de maio de 2014

Será que a Seleção Ainda Tem Espaço para Eles?

Imagem extraída do Facebook oficial de Kaká- https://www.facebook.com/Kaka

A única grande polêmica para a lista de convocados de Felipão foi o zagueiro Henrique. E só. Dos demais atletas chamados, praticamente nenhum outro foi contestado.

Muitos veículos de imprensa, no entanto, pediram os retornos de Kaká (foto), Ronaldinho Gaúcho e Robinho para a disputa da Copa do Mundo de 2014.

Kaká esteve presente nos mundiais de 2002 (era reserva e ainda jogava pelo São Paulo), 2006 (quando demonstrou muito esforço mas pouco brilho) e 2010 (jogou lesionado e apresentou futebol bem abaixo do esperado).

Ronaldinho foi convocado por Felipão em 2002 (foi um dos principais nomes do time, junto de Rivaldo e Ronaldo) e por Parreira em 2006 (teve desempenho apagado).

Robinho, por fim, esteve presente na Alemanha em 2006 (era reserva de Ronaldo) e na África do Sul em 2010 (era o principal jogador do time, fez seus gols, mas esteve longe de ser unanimidade).

Os três atletas já se encontram na casa dos trinta anos, não foram bem nos últimos mundiais (como pudemos ver), já não têm o mesmo desempenho de outrora (dos três, Kaká é o que está jogando um pouco melhor e apresentou melhor desempenho recente) e já faz algum tempo que o trio não é chamado para algum amistoso.

Por que, então, os três ainda gozam de algum prestígio com a mídia?

Os três jogadores têm muita experiência, seus nomes ainda têm peso (rivais ficariam intimidados ao enfrentarem Kaká e Ronaldinho, que já venceram Champions League e foram eleitos como melhores do mundo) e talento não envelhece. A idade e as lesões limitam o desempenho dos jogadores, mas quem sabe tratar a bola com carinho jamais esquece como fazê-lo.

Admito que eles realmente poderiam acrescentar algo de bom ao grupo, mas o auge de suas carreiras já foi. Eles dificilmente teriam como jogar em uma competição de alto nível como a Copa do Mundo. Suas experiências seriam muito interessantes em amistosos: eles teriam muito a transmitir a Neymar, Lucas ou Philippe Coutinho ao trocar passes com os meninos, mas um mundial não é um evento adequando para troca de experiências.

Dos três, eu convocaria apenas Ronaldinho Gaúcho, que não está mais jogando tão bem no Galo como em 2013, mas ainda é o malabarista da bola que fez até Diego Maradona se curvar. A falta de maestros no grupo de Felipão abriria espaço ao conterrâneo do treinador, que levou apenas o craque Oscar e o winger Willian para a posição.

Muitos que criticaram Kaká, Robinho e Ronaldinho pelos seus desempenhos nos dois últimos mundiais agora clamam por seus regressos. Os atletas têm seus méritos, mas o momento é de colhermos os frutos do processo de renovação da Seleção que se iniciou em 2010.


Imagem extraída do Facebook oficial de Ronaldinho Gaúcho- https://www.facebook.com/RonaldinhoOficial

Nenhum comentário:

Postar um comentário