segunda-feira, 12 de maio de 2014

Fim de Festa

Imagem extraída do Facebook oficial do Bayern München- https://www.facebook.com/FCBayern

A maioria dos campeonatos nacionais na Europa já chegou ao fim, sendo que muitos já tiveram seus vencedores anunciados de forma antecipada.

O Bayern já havia sido campeão alemão há algumas rodadas, cumpriu tabela contra o Stuttgart e recebeu, mais uma vez, a salva de prata. A festa foi tradicional, com direito a banho de cerveja e comemorações na cidade de Munique. Fico feliz em saber que o futebol vertical deixado por Jupp Heynckes pôde se unir ao Tiki-Taka de Pep Guardiola e manter o Bayern em alto nível apesar da mudança no comando. O futebol-arte agradece.

Em Portugal, digo que não fiquei muito feliz com o título do Benfica (também antecipado) e seu futebol estritamente defensivo. O técnico Jorge Jesus precisa agradecer, e muito, aos dirigentes que lhe deram mais uma chance após o triplo vexame na temporada passada, afinal o treinador perdeu três títulos consecutivos após os Encarnados abrirem o placar, recuarem o time para segurar resultado e tomarem a virada nos minutos finais. Errar uma vez é perdoável, mas repetir três vezes é demais.

Na Holanda, por outro lado, dei pulos de alegria com mais uma taça erguida pelo Ajax. O berço do futebol artístico que influenciou muitos clubes, inclusive o Barcelona, não tem mais a mesma força de outrora, quando conquistou quatro vezes a Champions League. É isso mesmo: QUATRO vezes. Mas o time de Amsterdã continua soberano em seu país.

Na Itália, ainda falta mais uma rodada, mas a Juventus comemora seu trigésimo título por antecipação. Já escrevi e repito: a Juve é uma equipe muito defensiva, mas me agrada por jogar com a bola no chão e ter dois meio-campistas que me agradam, Andrea Pirlo e Arturo Vidal.

Na França, o campeonato ficou com o PSG de Ibrahimović também por antecipação. Pelo menos, o time está menos pragmático sob a batuta do ex-zagueiro Laurent Blanc que, por sinal, acabou de ter seu contrato renovado. Ainda na Ligue 1, estou na torcida para que o Lille consiga voltar à Champions na próxima temporada.


Imagem extraída do Facebook oficial de Edin Džeko- https://www.facebook.com/edindzeko

Na Inglaterra, a disputa pelo título durou até a última rodada. Torci muito para que Liverpool ou Arsenal ficassem com o caneco, mas me dou por satisfeito que o Manchester City tenha se sagrado vencedor por ser uma equipe ofensiva e por ser o time do grande Edin Džeko, jogador que admiro profundamente por suas atitudes fora de campo em prol da paz na Península Balcânica (falaremos sobre isto em um post futuro).

Há ainda o Campeonato Espanhol com o título em aberto. O meu Barcelona e o Atlético de Madrid disputam a taça -o Real perdeu para o Celta de Vigo e não tem mais chances do título espanhol. Os times terão um confronto direto na próxima semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário