domingo, 4 de maio de 2014

O Aluno Também Tem Razão, Professor

Imagem extraída do Facebook oficial de Eden Hazard- https://www.facebook.com/edenhazard

Que me perdoem os vitoriosos treinadores Muricy Ramalho e José Mourinho, mas seus jogadores, Paulo Henrique Ganso e Eden Hazard, estavam cobertos de razão quando reclamaram dos esquemas técnicos adotados.

Hazard reclamou da falta de ousadia de Mourinho na derrota e consequente eliminação do Chelsea para o Atlético de Madrid em pleno Stamford Bridge. O belga reclamou da falta de ofensividade do time azul diante dos Rojiblancos.

Ontem, foi a vez de Ganso reclamar. O meia foi vetado no empate contra o Coritiba e só entrou ao longo do segundo tempo, quando deu assistência para Ademílson marcar o gol que salvou o Tricolor de sua primeira derrota no Brasileirão 2014. O camisa 10 afirmou que não adianta montar um esquema com quatro atacantes sem nenhum meia para organizar as jogadas.


Comparação entre o São Paulo durante o 1º tempo (esquerda) e o 2º (direita). Maicon, apesar de versátil, não esteve bem
ao alternar as funções de armador e marcador. Com as entradas de Ganso e Ademílson, o Tricolor ganhou organização
e posse de bola, garantindo, assim, o empate salvador (imagem obtida via this11.com).

Curiosamente, Mourinho também mandou a campo um esquema com quatro atacantes na semana passada durante o 2º tempo contra o Atlético e o problema acabou sendo o mesmo do São Paulo. Sem um meia para articular as jogadas, os Blues não conseguiram incomodar o goleiro Courtois.


Comparação entre o Chelsea durante o 1º tempo (esquerda) e o 2º (direita). Os ingleses esperavam que o Atlético
trocasse passes no campo de ataque como a maioria dos times espanhóis fazem, mas com o gol de Adrián López e o
pênalti convertido por Diego Costa, Mourinho foi obrigado a escancarar o time para o ataque. Sem um homem de
criação, o Chelsea não conseguiu articular jogadas e ainda viu Arda Turan marcar o terceiro (imagem obtida
via this11.com
).

Eu, contudo, acho que os atletas não precisavam vir a público reclamar dos treinadores. Esse tipo de assunto precisa ser resolvido internamente e nos depoimentos colhidos à beira do campo as partes quase sempre estão muito nervosas diante de resultados negativos.

Os argumentos apresentados, contudo, foram válidos e os treinadores precisam admitir que o 4-4-2 com dois atacantes, dois wingers e dois volantes não foi bem executado sem um "maestro". Mas nada de desespero: todo esse nervosismo veio do jogo, e não porque os atletas têm algo contra seus treinadores.


Imagem extraída do Facebook oficial do São Paulo- https://www.facebook.com/saopaulofc

Nenhum comentário:

Postar um comentário