segunda-feira, 19 de maio de 2014

Que Seja Eterno Enquanto Dure

Imagem extraída de https://www.facebook.com/goiasoficial

O atual desenho da classificação do Brasileirão 2014 está bem longe de ser considerado definitivo, afinal ainda temos 33 longas rodadas pelo caminho, uma pausa forçada para a Copa do Mundo em junho, campeonatos paralelos (Copa do Brasil e Sulamericana), a janela de transferências, as constantes trocas de técnico e os atletas que inevitavelmente vão se lesionar no decorrer da competição.

Muitos times grandes ainda não "despertaram" neste cenário, o que é uma grande alegria para os coadjuvantes, que conseguem arrancar muitos pontos das equipes mais tradicionais e aproveitam para acumular uma "gordura" na tabela. Todos estes pontos acumulados serão de vital importância na segunda metade do campeonato, quando os times grandes estarão em sua plenitude e passarão a empurrar os pequenos rumo ao Z-4. Triste, mas esta é a realidade dos clubes que não têm aspirações no Brasileirão, senão permanecerem na Série A e garantirem melhores receitas em decorrência desta manutenção.

Dentre as equipes consideradas "coadjuvantes", destaco aqui o Goiás, atual quarto lugar do Brasileirão 2014 com 10 pontos conquistados em 5 jogos.

Eu escrevi isto nos meus palpites e repito: o simpático Esmeraldino, infelizmente, é candidato a cair. A equipe perdeu muito de suas forças com relação ao ano passado. Foram embora o atacante Walter (hoje no Fluminense), o meia Hugo (atualmente no Vitória) e o treinador Enderson Moreira (que comanda o Grêmio). Dos destaques do ano passado, restaram o volante Amaral (capitão da equipe) e o bom goleiro Renan (ex-Inter e com passagens pela Seleção Brasileira). Para completar, o Goiás perdeu o título do Campeonato Goiano para o arquirrival Atlético Goianiense (que acabou de cair para a Série C) e o time foi eliminado da Copa do Brasil ainda na primeira fase para o modesto Botafogo da Paraíba.

Todo esse cenário negativo, contudo, não impediu que o Goiás fizesse uma boa campanha no Brasileirão até o momento. Até agora, o time arrancou um empate com o Flamengo no Maracanã e conseguiu vitórias heroicas sobre Botafogo e Santos.

A equipe não deve se iludir e acreditar piamente que repetir a excelente campanha do ano passado se repetirá. O momento ainda é de cautela uma vez que os grandes times ainda estão em fase de construção.

Nada disso, contudo, tira os méritos do time esmeraldino, que luta a duras penas por um lugar ao sol. E a equipe já demonstrou que isto é possível, como em 2005 quando o time terminou o Brasileirão em terceiro lugar e chegou à Libertadores.

Que este saboroso momento seja eterno enquanto dure.

Nenhum comentário:

Postar um comentário