quinta-feira, 8 de maio de 2014

Os Escolhidos

Imagem extraída de https://www.facebook.com/CBF

O treinador Luis Felipe Scolari anunciou ontem os 23 atletas que representarão o Brasil na Copa do Mundo. Como Felipão é conhecido por montar uma "família" em sua seleção, o torcedor e a imprensa não esperavam grandes mudanças no time titular em relação à equipe que disputou a Copa das Confederações e a expectativa girava em torno do banco de reservas.

Farei comentários a respeito da convocação e, claro, farei meus comentários.


1- Jefferson (Goleiro do Botafogo, Brasil): sempre fui favorável à convocação de Jefferson, que voltou a jogar bem no ano passado e, consequentemente, recuperou sua posição na Seleção. Não mudo minha opinião e acho que foi uma escolha justa, apesar da fase ruim do Fogão.

2- Daniel Alves (Lateral-Direito do Barcelona, Espanha): concordo com sua convocação, apesar do fato de Daniel jamais ter repetido o bom desempenho do Barcelona na Seleção. Esteve na Copa de 2010 na reserva de Maicon.

3- Thiago Silva (Zagueiro do Paris Saint-Germain, França): concordo. O "Monstro" é um dos melhores zagueiros do mundo e sabe jogar bola. Participou do último mundial como reserva de Juan.

4- David Luiz (Zagueiro do Chelsea, Inglaterra): outra boa escolha, mas David terá de ser mais prudente em suas subidas para o ataque. Ele tem atuado como volante pelo Chelsea nas últimas partidas.

5- Fernandinho (Volante do Manchester City, Inglaterra): vice-campeão da Libertadores em 2005 pelo Atlético Paranaense, Fernandinho não é um jogador ruim e está em boa fase no City, mas recebo sua convocação com desconfiança.

6- Marcelo (Lateral-Esquerdo do Real Madrid, Espanha): é craque, mas perdeu boa parte desta temporada por lesão. Será que foi uma escolha prudente de Felipão?

7- Ramires (Volante do Chelsea): já foi um bom jogador, mas acho que ele perdeu o molejo desde que se transferiu para a Inglaterra e agora comete faltas demais para o meu gosto. Pelo menos é um volante ofensivo e não se limita a marcar. Estava no mundial de 2010.

8- Hernanes (Volante da Internazionale, Itália): é bom jogador e eu já defendia sua convocação desde os seus tempos de São Paulo e Lazio.

9- Fred (Atacante do Fluminense, Brasil): bom centroavante e merece ser convocado. Minha única ressalva é Fred tem um grande histórico de lesões.

10- Neymar (Atacante do Barcelona): é craque e o principal jogador do time. Merece a vaga a despeito das críticas que sofreu no meu Barça.

11- Oscar (Meia do Chelsea): craque, mas esteve lesionado nas últimas partidas. Aliás, acho que Felipão deveria ter levado pelo menos mais um meia para a Copa em decorrência disso, afinal o que aconteceria se o garoto do Chelsea se lesionasse novamente durante a competição?

12- Júlio César (Goleiro do Toronto, Canadá): até hoje não entendi por que Felipão o ressuscitou. Já foi um grande goleiro até 2010 quando faturou até Champions League, mas entrou em decadência desde então. Seu desempenho na última Copa também foi abaixo do esperado.

13- Maicon (Lateral-Direito da Roma, Itália): já foi a época dele. Foi eleito melhor lateral-direito no último mundial.

14- Dante (Zagueiro do Bayern München, Alemanha): joga bem e concordo com sua convocação, a despeito dele não ter tido melhor sorte na última Champions.

15- Henrique (Zagueiro do Napoli, Itália): é esforçado, mas seu futebol se tornou faltoso demais desde o seu retorno ao Palmeiras.

16- Maxwell (Lateral-Esquerdo do Paris Saint-Germain, França): o amigão de Ibrahimović virá à Copa a despeito da idade e da convocação tardia -ele só passou a ser chamado para a seleção principal em 2013. Não o considero um atleta excepcional, mas vive um bom momento em seu clube.

17- Luiz Gustavo (Volante do Wolfsburg, Alemanha): saiu do Bayern ao término da temporada passada e foi expulso pelo menos três vezes na temporada. Será que vale o risco?

18- Paulinho (Volante do Tottenham, Inglaterra): está na reserva dos Spurs e chegou a reclamar de sua condição em público. Como se isso não fosse o bastante, Felipão quer que dê mais proteção à zaga, quando seu forte é subir para o ataque. Aceito sua convocação, mas quero vê-lo com liberdade para atacar.

19- Hulk (Atacante do Zenit Saint Petersburg, Rússia): é forte e rápido, mas é mais raça do que técnica.

20- Bernard (Atacante do Shaktar Donetsk, Ucrânia): bom jogador e pode atuar nas duas alas. Deveria ser titular no lugar de Hulk.

21- Jô (Atacante do Atlético Mineiro, Brasil): jogou bem na última temporada, mas perdeu um pouco do brilho neste ano e ainda sofreu uma lesão recentemente. Aceito sua convocação com ressalvas.

22- Willian (Meia do Chelsea): é o único meia de origem além de Oscar. Conseguiu destronar Juan Mata no Chelsea e ele sabe jogar bola.

23- Victor (Goleiro do Atlético Mineiro): eu o considero o melhor goleiro do Brasil na atualidade, junto com Fábio (Cruzeiro).

Nenhum comentário:

Postar um comentário