domingo, 26 de maio de 2013

A Redenção de Robben

Imagem extraída do Facebook oficial de Mario Mandzukic
-http://www.facebook.com/mariomandzukicmm17

"Será que o holandês vai encontrar a redenção em 2013"?

Foi o que eu questionei na última quarta-feira, quando escrevi um post sobre as perspectivas da final da Champions League 2012-13 em Wembley. Na ocasião, apontei Arjen Robben como o principal destaque do time de vermelho nesta temporada, mas ponderei que o camisa 10 foi acusado de "amarelar" na final da Copa do Mundo de 2010 pela sua seleção contra a Espanha e também na final da Champions League 2011-12, quando o meia perdeu o pênalti que poderia ter dado o pentacampeonato do Bayern sobre o Chelsea.

Sim. Robben encontrou sua redenção pouco mais de um ano após ter perdido o título em casa em 2012. Robben deu o passe para o gol de Mandžukić, criou -e desperdiçou também!- muitas chances até que, no último minuto, o holandês recebeu um passe de Ribéry, driblou o goleiro Weindenfeller e marcou o gol do título. Nada poderia ser mais perfeito para o camisa 10. Gritos, choro, um misto de desabafo e alegria. Assim era Arjen Robben ao encontrar sua redenção.


O JOGO


Imagem extraída do Facebook oficial de Mario Mandzukic 
-http://www.facebook.com/mariomandzukicmm17


Quando o jogo começou, o Borussia tomou a iniciativa e criou mais chances. Mas pecou ao não jogar com o estilo que caracterizou o time aurinegro: a forte marcação do Bayern dificultou os avanços dos meio-campistas e dos laterais do Dortmund, e o time comandado pelo "Mágico" Jürgen Klopp só conseguia criar oportunidades com jogadas individuais velozes pelas pontas ou alçando bolas altas na área. Justamente os dois tipos de jogada que o Bayern é especialista.

Com o tempo, o Bayern, que estava bastante recuado e "estudando" o adversário, passou a avançar mais com os meias e os laterais. Robben deu muito trabalho ao goleiro Weindenfeller no primeiro tempo.

No segundo tempo, além de Robben, Mandžukić passou a aterrorizar o capitão do Borussia, com movimentação intensa, bom posicionamento e oportunismo. Mandzo mostrava porque desbancou o xará Mario Gómez. Foi dele o primeiro gol do Bayern, após cruzamento rasteiro de Robben pela esquerda.

Dante, porém, quase tornou-se o vilão da partida ao acertar uma joelhada em Marco Reus dentro da área de Neuer. O brasileiro já tinha amarelo, mas o árbitro deixou barato. O volante Gundogan igualou o placar para o time de Dortmund e jogou um balde de água fria na reação bávara.

Quando tudo encaminhava para a prorrogação, Ribéry deu um passe açucarado para Robben conseguir a sua tão esperada redenção.

Estava consolidado o pentacampeonato do Bayern na Champions League após duas tentativas frustradas.


O ANIVERSARIANTE


Imagem extraída do Facebook oficial de Mario Mandzukic-
http://www.facebook.com/mariomandzukicmm17

Parece que aniversário de jogador dá sorte ao Bayern. Franck Ribéry comemorou 30 primaveras um dia após ter levantado a taça na Bundesliga 2012-13, no dia 6 de abril. Nesta semana, o croata Mario Mandžukić comemorou 27 anos na última terça-feira, dia 21. E que belo presente de aniversário você ganhou, hein Mandzo?


PALAVRAS DO TORCEDOR


Eu sempre deixei bem claro em meu blog que sou torcedor do Borussia Dortmund. Mas quero expressar meus sinceros parabéns a todos do Bayern München pela conquista do pentacampeonato. Não sei como dizer, mas sinto-me satisfeito e orgulhoso mesmo vendo meu time perder de adversários tão valorosos, que estão em uma fase mágica e que jogam um futebol que une beleza e força.

Parabéns a todos do Bayern, principalmente a Arjen Robben pela sua grande atuação e ao técnico Jupp Heynckes que, provavelmente, irá se aposentar de alma lavada. Vocês ganharam com méritos.

Parabéns também a todos do Borussia Dortmund pela campanha brilhante. Como o "Mágico" Jürgen Klopp disse, "vamos voltar". Assim espero.

A gente se vê em 2014, "Mágico"!

Nenhum comentário:

Postar um comentário