quarta-feira, 29 de maio de 2013

Você É o Maior, Klopp!

Imagem extraída do Facebook oficial do Borussia Dortmund-
http://www.facebook.com/BVBorussiaDortmund09

Quem me acompanha pelo blog sabe que sou fã incondicional do "Mágico" Jürgen Klopp, treinador do Borussia Dortmund. E qual a minha surpresa quando li nas páginas esportivas da internet que o "Mágico" havia sido eleito o melhor treinador da Champions League nesta temporada.

Eu sempre exaltei Klopp por dois motivos. Primeiro porque o treinador sempre coloca o seu time para jogar ofensivamente, com a bola no chão e permitindo que os jogadores de defesa subam para o ataque. E, segundo, Kloppo sempre monta elencos competitivos mesmo sem dispor dos recursos financeiros de um Real Madrid ou de um PSG e sai por aí garimpando talentos nas categorias de base, em clubes menores da Alemanha ou no Leste Europeu. É sempre muito difícil para o Borussia Dortmund manter seus principais atletas a cada fim de temporada e o treinador precisa fazer constantes renovações forçadas no elenco.

Nesta temporada, o Borussia não conseguiu nenhum título. O arquirrival Bayern München parece ter aprendido com os erros do passado e superou o outrora algoz aurinegro. Foram cinco confrontos, com três vitórias para o time de Munique e dois empates. E, de quebra, os bávaros tiveram o gostinho de eliminar o Dortmund na Supercopa da Alemanha, na DFB Pokal e na final da Champions League. Tal situação seria impensável em temporadas anteriores quando era o time amarelo que havia imposto um tabu sobre o time de vermelho.

Ainda que o Borussia Dortmund não tenha erguido nenhum troféu nesta temporada, achei que foi muito justa a escolha de Klopp como melhor treinador da Europa. O time aurinegro triunfou sobre rivais com poder aquisitivo muito superior, fez boas campanhas na Bundesliga e na Champions League, lidou com as limitações financeiras e com os constantes assédios dos clubes milionários sobre seus atletas, e ainda nos presenteou com uma bela proposta de futebol que combina o 4-2-3-1 vertical típico da Alemanha com a troca de passes da Espanha.

Agora, o "Mágico" reconhece a superioridade dos adversários mas promete uma grande temporada em 2013-14. Klopp, como sempre, tenta segurar seus titulares e terá o desafio de lidar com a perda de seu principal jogador, Mario Götze. Não parece ser um desafio tão grande para quem passou por situação semelhante ao final da temporada 2011-12, quando o Borussia perdeu Shinji Kagawa para o Manchester United e manteve a equipe jogando no mesmo nível.

Parabéns, "Mágico"! Você é o melhor treinador da Europa com méritos! Você vai superar mais este duro golpe e trará novamente o Borussia Dortmund ao topo! Muito obrigado por tudo, Kloppo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário