terça-feira, 21 de maio de 2013

O Vocabulário dos "Professores"

Reparem nas entrevistas que os treinadores e o jogadores dão: as palavras "focado", "pegada" e "respeito" sempre aparecem. Todas elas são seguidas religiosamente em campo mas de uma forma totalmente distorcida.

Vamos esclarecer o que estas palavras realmente significam e o que os nossos times fazem.

FOCO: quando dizem que a equipe está "focada" significa que a equipe está centrada em uma meta ou objetivo. O problemas é que o "foco" deixa os atletas cegos: eles ficam tão preocupados com o objetivo final e se esquecem dos outros detalhes. Você deve ter lido nos livros de auto-ajuda que um objetivo pode se tornar uma obsessão fazendo com que a pessoa renuncie à consciência e cometa muitos erros em nome da meta final. A maneira como nossos times ganham os campeonatos mostra claramente como os clubes estão pensando apenas no objetivo e se esquecendo do processo que leva a uma conquista: muitas faltas, futebol feio, preocupação excessiva com a defesa e nervosismo em campo. Isso sem falar em alguns que se usam de má fé para conseguir um título ou uma vitória.

PEGADA: marcação e contato físico -incluindo faltas. São as únicas coisas que parecem importar na cabeça dos "professores".

RESPEITO: essa é a pior de todas. "Respeitar" o adversário significa não menosprezá-lo, praticar o fair play, jogar com seriedade. Não tem nada de errado driblar ou trocar passes. O problema é que os "professores" ensinam que "respeitar" significa jogar como time pequeno e priorizar os aspectos defensivos. O engraçado é que nos dias de hoje, driblar é considerado "falta de respeito", mas dar carrinho por trás não é. Os atletas que pensam assim -se é que são atletas- deveriam conhecer Mané Garrincha ou Didi para ver o que é ser humilhado em campo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário