quarta-feira, 22 de maio de 2013

Bayern X Borussia: Perspectivas

Este vai ser o quinto encontro entre Bayern München e Borussia Dortmund nesta temporada. Os dois times alemães já se enfrentaram duas vezes pela Bundesliga, uma pela Supercopa da Alemanha e uma pela DFB Pokal. E a temporada foi totalmente favorável ao time de vermelho, com duas vitórias e dois empates. De quebra, os bávaros eliminaram os aurinegros na Supercopa e na DFB Pokal. Algo totalmente impensável se levarmos em conta que as temporadas 2010-11 e 2011-12 foram totalmente favoráveis ao Borussia, que não perdeu nenhuma partida para o time de Munique durante as referidas ocasiões. Sem dúvida, Lahm e seus companheiros estão sentindo o gostinho da revanche.

Ainda assim, não arrisco a dizer que a taça já esteja nas mãos do Bayern. Num jogo mata-mata, tudo pode acontecer...


(Imagem extraída do Facebook
oficial do Bayern München -
http://www.facebook.com/FCBayern)
BAYERN MÜNCHEN: o Bayern chega à sua segunda final da Champions League seguida, após ver o título escapar na temporada passada. A equipe bávara, no entanto, parece ter amadurecido com as derrotas nas finais de 2009-10 (para a Internazionale) e 2011-12 (para o Chelsea). Os jogadores são praticamente os mesmos da temporada passada, mas a evolução do time de vermelho é notória, ainda mais se levarmos em conta que os bávaros eliminaram a Juventus (que é a base da Seleção Italiana) e o Barcelona (que é a base da Seleção Espanhola) com muita autoridade. O time de Munique joga no 4-2-3-1, mas permite que os volantes, os laterais e, por vezes, o zagueiro Dante subam para atacar. A equipe se vale de uma movimentação intensa pelo campo, tanto na marcação quanto na criação de oportunidades. O jogo aéreo é outro ponto forte do time vermelho, valendo-se de seus atletas grandões, como Robben, Mandzukic e Dante.


(Imagem extraída do Facebook oficial do Bayern München -http://www.facebook.com/FCBayern)

Destaque do Time -Arjen Robben: o meia-atacante holandês tem sido o principal jogador do Bayern München. O atleta é onipresente pelo lado direito, marcando e atacando com a mesma eficiência. Robben é forte, rápido e alto, mas também é habilidoso e sabe muito bem driblar e arrematar. O meia, por outro lado, carrega uma sina: ele foi considerado culpado pela perda do título da Champions no ano passado após ter desperdiçado um pênalti durante a prorrogação. Ademais, ele foi acusado de "amarelar" na final da Copa de 2010 contra a Espanha. Será que o holandês vai encontrar a redenção em 2013?


(Imagem extraída do Facebook
oficial do Borussia Dortmund 

-http://www.facebook.com/
BVBorussiaDortmund09
)
BORUSSIA DORTMUND: após um tempo sumido do cenário internacional, o Borussia Dortmund retorna com tudo nesta década. Fruto de um trabalho muito bem executado pelo "Mágico" Jürgen Klopp, que apostou em um elenco jovem e talentoso. O time atua no 4-2-3-1, com liberdade para os volantes e laterais subirem, mas a execução das jogadas é bem diferente em relação ao Bayern, com o time jogando mais com a bola no chão e trocando passes. Esta é apenas a segunda final na Champions que o time aurinegro disputa (a outra foi em 1997, quando o time de Matthias Sammer goleou a Juventus de Zidane e Deschamps). O time de Dortmund não teve vida fácil desde o início, tendo de superar adversários com poder aquisitivo muito superior, como Manchester City, Shaktar Donetsk e Real Madrid, provando que é necessário muito mais do que dinheiro para montar um time competitivo.



(Imagem extraída do Facebook oficial de Robert Lewandowski 
-http://www.facebook.com/LewandowskiFanPage)

Destaque do Time -Robert Lewandowski: o atacante polonês é o soberano da grande área. Centroavante nato, Lewandowski conta com um excelente meio-de-campo -Götze, Reus e Kuba- para assisti-lo, mas Lewy -como é chamado pelos fãs- não fica apenas na área esperando ser servido. Não é raro vê-lo voltar para ajudar na marcação ou vir buscar a bola lá atrás quando os "garçons" estão muito marcados. Além de ser bom de bola, o polonês é grande e forte, fazendo bom uso de seus atributos para ganhar divididas ou proteger a redonda dos marcadores. Resta saber se Lewandowski vai ter gás o suficiente para quebrar a invencibilidade do Bayern sobre o Borussia, uma vez que o time aurinegro não vence os rivais há quatro jogos.

E você? Para quem irá torcer? Responda à enquete ao lado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário