segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

2013, o Ano do Bayern

Imagem extraída do Facebook oficial do Bayern München- http://www.facebook.com/FCBayern

Não poderia deixar o ano passar sem prestar uma homenagem digna ao time do ano, afinal o Bayern München, em uma temporada perfeita, conquistou praticamente todos os títulos que disputou em 2013.

OK, sou torcedor do arquirrival Borussia Dortmund, mas temos de reconhecer que a equipe de Munique foi superior a qualquer outra neste ano em todos os aspectos e que o time de vermelho era merecedor, sim, de tudo que conquistou. Foi uma campanha inquestionável.


Imagem extraída do Facebook oficial do Bayern München- http://www.facebook.com/FCBayern

O Bayern vinha de uma temporada decepcionante em 2011-12, quando viu os títulos da Bundesliga e da DFB Pokal pararem nas mãos do meu Borussia Dortmund. E na dramática final da Champions League, a equipe foi derrotada nos pênaltis em plena Allianz Arena e com direito a Robben perdendo pênalti.

Quem acompanhou aquela temporada jamais imaginaria que o Bayern daria a volta por cima e faria um retorno arrasador em 2012-13. Quatro reforços vieram para o time bávaro: o atacante Mario Mandžukić, o zagueiro Dante, o volante Javi Martínez e o centroavante Claudio Pizarro. O treinador Jupp Heynckes foi mantido. Provavelmente nem imaginava o que estava por vir...


Imagem extraída do Facebook oficial do Bayern München- http://www.facebook.com/FCBayern

A equipe de vermelho jogou um futebol impecável, unindo o melhor da força física (atletas fortes, altos e velozes) com talento (dribles, passes precisos e lances bonitos). A equipe contou com uma defesa sólida, atletas versáteis capazes de marcar e criar com a mesma eficiência, muito jogo coletivo e , claro, muitos gols.

O clube é administrado por ex-atletas e todos eles sabem muito bem como proceder para que a equipe mantenha sua qualidade técnica. Sempre há contratações de peso, mas o Bayern possui uma base excelente que revelou talentos como Lahm, Schweinsteiger, Badstuber, Müller, Kroos e Alaba. E muitos outros poderão surgir nas próximas temporadas.

Todos esses fatores credenciaram o Bayern a faturar a Tríplice Coroa em 2013 -Bundesliga, DFB Pokal e Champions League.


Imagem extraída do Facebook oficial do Bayern München- http://www.facebook.com/FCBayern

O ano também marcou a aposentadoria do treinador Jupp Heynckes que foi curtir seu merecido descanso após anos de serviços prestados ao futebol. Ele esteve presente na Copa de 1974, naquele time alemão que derrotou a Holanda do Mestre Cruyff e conquistou o bicampeonato mundial da Mannschaft. Anos depois, Heynckes voltaria ao futebol, desta vez no banco de reservas como treinador. Em sua carreira, foram quatro Bundesligas como jogador (pelo Borussia Mönchengladbach) e três como treinador (pelo Bayern). O técnico venceu a Champions League duas vezes, em 1997-98 (pelo Real Madrid) e a de 2012-13.

Heynckes foi substituído pelo grande Josep Guardiola, que manteve o estilo de jogo veloz e vertical que caracterizou o Bayern, acrescido de seu famoso Tiki-Taka. O catalão manteve o nível técnico e o desempenho da equipe. Já são mais dois títulos no currículo do vitorioso ex-volante desde que ele assumiu o Bayern: Supercopa da UEFA e Mundial Interclubes.


Imagem extraída do Facebook oficial do Bayern München- http://www.facebook.com/FCBayern

Das conquistas que o Bayern obteve, só lamento que Robben (direita na foto) não tenha tido o direito de concorrer ao título de melhor jogador do ano. Ele foi o grande herói do Bayern na temporada e jogou demonstrando o melhor da habilidade e da força física. Ainda assim fico feliz que o craque Ribéry (centro) tenha sido indicado. O francês já foi eleito, merecidamente, o melhor jogador europeu da temporada 2012-13 e tem boas chances de levar a Bola de Ouro graças ao seu desempenho espetacular no ano com dribles, passes precisos, visão de jogo, velocidade e gols. Se Franck for o grande vencedor do prêmio, acho que o troféu estará em boas mãos.


Imagem extraída do Facebook oficial do Bayern München- http://www.facebook.com/FCBayern

Parabéns a todos do Bayern pelo ano magnífico. Que outros times sigam o exemplo de vocês, com muita eficiência em campo sem, contudo, abrir mão do futebol bem jogado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário