quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Dois Anos Sem Sócrates

Imagem extraída do Facebook oficial de Raí-
http://www.facebook.com/rai10oficial/

Hoje faz dois anos que ele nos deixou. Lembro-me do ano de 2011 quando, entre idas e vindas do hospital, Sócrates mantinha o bom humor e enviava mensagens de agradecimentos aos fãs através da imprensa, redes sociais ou por intermédio de sua esposa.

O Doutor da Bola faleceu há dois anos atrás após meses lutando contra complicações geradas pelo alcoolismo.

O Magrão era um sujeito inteligente em todos os sentidos. Com a bola, ele ela um craque, com boa visão de jogo, domínio absoluto com a redonda, além de ser um líder nato. Não a toa o Mestre Telê o escolheu para ser o capitão da genial Seleção de 82.

Como médico, Sócrates ostentava um diploma da renomada Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Contava o próprio jogador que ele conciliava as atividades acadêmicas com sua profissão nos gramados. Passou a exercer a medicina após pendurar as chuteiras.

Como ser humano, o Doutor da Bola sempre foi um cidadão dotado de uma rara consciência política, sobretudo em uma época como a horrenda Ditadura Militar, quando os governantes perseguiam artistas, intelectuais e a imprensa quando alguém proferia algo que pudesse questionar as ideias do regime político. Seus ídolos eram políticos de esquerda, como Che Guevara e Fidel Castro. Conta-se que o jogador tinha o hábito de discutir política nos vestiários, o que teria originado a "Democracia Corinthiana", levando o time a se opor contra o governo militar.

Sócrates, infelizmente, ganhou poucos títulos como jogador. Uma grande injustiça dado o enorme talento que o Doutor tinha nos gramados.

Faço das palavras do jornalista Benjamin Back as minhas: imagino Sócrates nos dias de hoje participando de movimentos como os protestos ocorridos durante a Copa das Confederações. Também gostaria muito de vê-lo apoiando o movimento Bom Senso FC, liderado pelo meia Alex, e também o Atletas pelo Brasil, do qual seu irmão Raí é um dos líderes.


Imagem extraída do Facebook oficial de Raí-
http://www.facebook.com/rai10oficial/

Hoje Sócrates joga no Céu, ao lado de craques como Didi, Garrincha, Djalma Santos, De Sordi e Leônidas. E pode ter certeza que ele sorri lá de cima a cada protesto ou manifestação, revindicando por justiça, como foi no "Despertar do Gigante".

Leia mais:

Estado de São Paulo- Caju: "Nosso futebol está mais pobre": http://blogs.estadao.com.br/jt-esportes/nosso-futebol-esta-mais-pobre/ 


Fontes:

Um comentário:

  1. Estava de viajem quando foi a final do Brasileirão de 2011, titulo corinthiano que o Doutor não chegou ver (se mal não lembro)...mas a torcida homenageando-o antes do jogo("doutor-doutor-doutor-doutor-doutor"), mesmo à distância ouvindo o jogo pela internet, foi muito marcante.

    ResponderExcluir