quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Tem Gente Lutando por Vocês

Imagem extraída de http://www.facebook.com/pages/Poliana-Okimoto/240779106042441

Parabéns aos atletas e ex-atletas homenageados no Prêmio Brasil Olímpico 2013, realizado na noite de ontem. Foi uma rara oportunidade para o Brasil mostrar que não é feito apenas de futebol e que há bons esportistas lutando por um lugar ao sol em outras categorias.

Os atletas conquistaram seus respectivos prêmios por merecerem, afinal a grade maioria deles não conta com o apoio e patrocínio que o nosso país dispensa ao futebol em detrimento às outras categorias. Muitos tiveram de tirar dinheiro do próprio bolso ou implorar por patrocínio para terem o direito de participar das competições internacionais. Alguns sequer têm infra-estrutura para treinar e são lembrados apenas quando conseguem alguma medalha de ouro.

Foi justamente das críticas que acabei de fazer que senti falta na cerimônia de ontem. Não vi nenhum atleta exigir mais valorização própria ou mais investimento em suas respectivas categorias. Neste ano mesmo tivemos a criação dos movimentos Bom Senso FC (liderado por Alex e exigindo melhorias no futebol) e o Atletas Pelo Brasil (liderado por Raí, Ana Moser, Guga e outros grandes ex-atletas exigindo mais transparência na administração desportiva). Alex, Raí, Guga e outros lutam pelos atletas que foram homenageados ontem justamente para que tenham melhores condições para treinar e competir.

Oras, foi durante os Jogos Olímpicos de Londres que ficou evidente o cenário esportivo brasileiro. Milhares de torcedores criticaram e até insultaram pesadamente os atletas brasileiros que não foram bem sucedidos na briga por medalhas. Durante as Olimpíadas, eu lia todos os dias milhares de ofensas dirigidas aos esportistas nas redes sociais. É verdade que o torcedor brasileiro poderia ter sido mais compreensivo, mas sabemos que isso acontece porque a mídia só mostra o lado mais bonito das competições, com o atleta em ação criando uma expectativa exagerada e ufanista sobre eles. Poucos canais, contudo, mostram o sacrifício que o esportista precisa fazer para conseguir treinar ou mesmo viajar para disputar uma competição. Nem dá para comparar com o monstruoso investimento que norte-americanos, russos e chineses fazem no esporte.

Não culpo os esportistas por revindicar muito pouco pelos seus direitos, mas os atletas e ex-atletas precisam se unir e se conscientizar de que o cenário do desporto brasileiro precisa mudar. Não apenas para beneficiar as gerações atuais de esportistas, mas também as gerações futuras para que todos tenham condições de competir de igual para igual com as potências olímpicas. Foi por isso que homens como Alex e Raí vieram a público revindicar por melhorias no esporte.

O vídeo abaixo foi feito durante as Olimpíadas de 2012 e contém algumas das críticas que acabei de fazer. Sua mensagem, no entanto, continua atual. Infelizmente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário