sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Os Melhores de 2013- Vôlei Brasileiro

Imagem extraída do site oficial da FIVB -http://www.fivb.org


Dizem que o Brasil é o "país do futebol", mas poderíamos tranquilamente nos considerar também como o "país do vôlei", afinal temos uma escola muito tradicional na modalidade que começou a ganhar força principalmente durante os anos 90, quando a Seleção Masculina ganhou a medalha de ouro nas Olimpíadas de 1992 e "abriu a porteira" aos títulos da categoria. Desde então, o Brasil abocanhou muitas medalhas de ouro tanto no masculino quanto no feminino.

O nosso vôlei proporcionou muitas alegrias neste ano de 2013, mas também nos proporcionou muitas tristezas. Alguns clubes como o Vôlei Futuro e o Medley/Campinas tiveram de fechas as portas por falta de patrocínio. O clube campineiro salvou-se na última hora quando a empresa de bebidas Kirin decidiu patrocinar o time e o time foi rebatizado como Vôlei Brasil Kirin.

A CBV e o governo, aliás, precisam dar atenção aos clubes que passam por dificuldades, afinal nosso vôlei tem uma grande tradição e é sempre esperança de medalhas. Um clube a menos significa menos oportunidades para formar e desenvolver novos talentos. Não podemos permitir que a categoria morra no Brasil.


Imagem extraída do site oficial da FIVB -http://www.fivb.org

O grande destaque do ano na modalidade foi, sem dúvida, a Seleção Feminina que conquistou praticamente todos os títulos que disputou. Nossas meninas conquistaram os torneios de Montreux, Aláscia, o Grand Prix (foto), o Sul-Americano e a Copa dos Campeões. Foi um excelente trabalho do técnico José Roberto Guimarães que vem promovendo uma renovação no elenco se, contudo, tirar o espaço das veteranas mais consagradas e mantendo a qualidade técnica do time em alto nível.


Imagem extraída do site oficial da FIVB -http://www.fivb.org

A Seleção Masculina também fechou o ano com dois títulos conquistados: Bruninho e seus companheiros faturaram o Sul-Americano da categoria e também a Copa dos Campeões (foto) após um duelo sofrido contra a Itália de Beretta e Zaytsev. O técnico Bernardinho também promoveu uma renovação gradual no elenco para dar quilometragem a garotos como Isac e Lucarelli, permitindo que jogassem ao lado de alguns veteranos. O Brasil ainda foi prata na Liga Mundial, cujas finais foram realizadas em Mar del Plata, na Argentina.


Imagem extraída de http://www.facebook.com/SadaCruzeiro

Dentre os clubes, não podemos deixar de exaltar a dobradinha carioca, afinal RJX/Rio de Janeiro (agora, RJ/Rio de Janeiro) e Unilever/Rio de Janeiro faturaram suas respectivas Superligas com todos os méritos e graças aos seus grandes elencos, como Bruninho, Lucão (que se transferiu para o Sesi) e Vissotto no RJ; e Juciely, Natália (hoje no Vôlei Amil), Régis, Gabi, Sarah, Fofão e Fabi. O destaque, porém, vai para o SADA/Cruzeiro (foto), campeão do Mundial Interclubes da FIVB, que conta com um grande treinador, o argentino Marcelo Mendez, e um elenco magnífico, com Wallace, William Arjona e Leal, os três grandes ídolos do time mineiro. O Unilever também merece destaque com o vice-campeonato no Mundial Feminino da categoria.


Imagem extraída do site oficial da FIVB -http://www.fivb.org

O destaque individual no vôlei masculino, em minha opinião, foi o oposto Wallace (foto), campeão mundial no SADA/Cruzeiro e também campeão na Copa dos Campeões pela nossa seleção. O atleta, nascido em São Paulo, está em uma excelente fase, com boas participações tanto em seu time quanto no selecionado, além de ser o grande ídolo de seu clube ao lado do cubano Leal.


Imagem extraída do site oficial da FIVB -http://www.fivb.org

Entre as mulheres, o ano de 2013 pode ser considerado o ano de Thaísa Daher (foto), central do meu Molico Nestlé. Com seus 1,96m de altura, Thaísa mostra talento em todos os fundamentos do vôlei -ataque, saque e, principalmente, bloqueio. Ela foi eleita a melhor centra e também a MVP do Grand Prix, além de ter sido escolhida como a melhor jogadora de vôlei no Prêmio Brasil Olímpico. Não disputou a Copa dos Campeões por conta de uma lesão.

Parabéns e muito obrigado a todos pelas suas respectivas conquistas! Que a categoria continue forte para que muitos atletas e investidores venham empolgados com a boa fase de nossos time e possam fortalecer a modalidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário