quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Rivais na Cola

Imagem extraída do Facebook oficial do Barcelona- http://www.facebook.com/fcbarcelona

Nem fiquei muito chateado com a derrota do meu Barcelona no último final de semana, afinal foi para o Athletic Bilbao, equipe leve e formadora de bons atletas, como Iker Muniaín (que marcou o gol da vitória basca) e Fernando Llorente (atualmente na Juventus).

Quem gostou foram os rivais, em especial o Atlético de Madri que voltou a dividir a liderança com o time catalão -ambos têm 40 pontos em 15 partidas disputadas. Real (37), o próprio Athletic (29) e Villarreal (28) também estão mais próximos dos líderes com os resultados da última rodada.

É bom, no entanto, levar em consideração que o Barça segue com muitos desfalques em campo -Messi, Dani Alves e Jordi Alba não atuaram.

Alguns periódicos sensacionalistas até alardearam uma "crise" no Barcelona com as duas derrotas consecutivas (a outra foi para o Ajax, em partida válida pela Champions League). Se isso aí é crise, com os catalães na liderança do Espanhol e em seu grupo da Champions, então imagina o que falam a respeito das equipes que estão na zona de rebaixamento.

A atual situação do Campeonato Espanhol também um pouco muda aquele conceito de que o futebol na Espanha está muito polarizado com o Barcelona e o Real Madrid. Tanto que o vice-líder é o Atlético de Madrid e há vários outros clubes com a pontuação próxima dos líderes. Eu atribuo esse sucesso dos clubes "menores" justamente ao que o futebol espanhol oferece de melhor: leveza e investimento nas bases. O Bilbao, que venceu o meu Barça, é um bom exemplo, joga um belo futebol e tem muitos atletas formados nas bases.

Minha única ressalva em relação à derrota do Barcelona é a aproximação do Atlético: o time comandado por Simeone vive um momento mágico e, se lhes for permitido, os Colchoneros tomam a ponta da tabela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário