sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Que Saudades do Velho Alonso!

Imagem extraída de http://www.facebook.com/FernandoAlonsoOficial

Até hoje eu me lembro daquele piloto simpático e humilde que estreou na Fórmula 1 em 2001. Ele acabou com a supremacia do lendário Michael Schumacher em 2005, quando pilotava pela Renault. Naquela temporada, Fernando Alonso tinha a combinação perfeita de talento, um bom motor (lembrando que o motor Renault V-10, quando os V-12 ainda eram permitidos, fez a diferença no título da Williams em 1992 e 1993) e bons pneus (a francesa Michelin soube tirar proveito das regras que proibiam a troca de pneus e desenvolveu compostos apropriados para o regulamento). O espanhol, até então, era o mais jovem piloto a ser campeão mundial na categoria, e viria a ser bicampeão no ano seguinte, 2006.

Em 2007, contudo, Alonso assinou com a McLaren e tudo mudou. Ele teve como companheiro o então desconhecido e talentoso Lewis Hamilton. O inglês apresentava bons desempenhos chegando a superar seu companheiro de equipe mais badalado. O espanhol acusou a escuderia de estar favorecendo o parceiro de escuderia e acusou a equipe inglesa de armar um esquema de espionagem contra a rival Ferrari.

Alonso voltou à Renault e depois assinou com a Ferrari, mas não teve mais o mesmo brilho, tendo de se contentar com vice-campeonatos ano após ano. Ganhou, ainda, a inimizade de brasileiros após os episódios envolvendo os pilotos Nelsinho Piquet e Felipe Massa. A imagem do piloto simpático e humilde havia sido substituída pela de um homem paranoico e desconfiado.

Para 2014, Alonso terá um novo companheiro de equipe -Felipe Massa não renovou contrato e irá pilotar pela Williams no próximo ano. Novas regras como motores menos potentes devem agitar a próxima temporada.

O que espero de Alonso, no entanto, não é nenhum tipo de novidade. Eu gostaria muito de rever aquele piloto que cativou o torcedor em 2005 e 2006, não apenas pelos seus dois títulos, mas também pela sua simplicidade e simpatia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário