segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

(In) Feliz Ano Novo!

Imagem extraída de http://www.facebook.com/uefachampionsleague

Foi realizado agora há pouco o sorteio que definiu os confrontos das oitavas-de-final da Champions League 2013-14.

Os critérios adotados no sorteio foram os seguintes:

- Os primeiros lugares de seus grupos confrontam equipes que foram vice-líderes. 
- Times de um mesmo país não podem se enfrentar nas oitavas (ex: Bayern não pode pegar o Schalke 04).
- Times que faziam parte de um mesmo grupo não se enfrentam (ex: Milan não enfrenta o Barcelona).
- Os times que lideraram seus grupos terão o mando de campo a favor na partida de volta.

Alguns adversários considerados fortes acabaram ficando em segundo nos seus respectivos grupos e isso gerou muitos confrontos interessantes.

Farei uma breve análise a respeito das partidas (que serão realizadas entre fevereiro e março de 2014) e, claro, darei meu palpite em cada confronto.


BARCELONA X MANCHESTER CITY: o meu Barça acabou encontrando um adversário muito forte nas oitavas. O City foi o melhor segundo colocado na fase de grupos e, a meu ver, só não terminou como líder em sua chave porque caiu junto com o Bayern. Ambos os time jogam um belo futebol coletivo e com muitas trocas de passes, mas ainda vejo o Barcelona em vantagem, seja pela tradição, seja pela qualidade do elenco.

Favorito: Barcelona
Jogo de Volta: será realizado no Camp Nou, Espanha


MANCHESTER UNITED X OLYMPIACOS: os Red Devils podem comemorar por terem pego um adversário teoricamente mais fácil. Com todo respeito aos gregos, acho que as chances do Olympiacos de avançarem às quartas de final são muito pequenas, mas a atual instabilidade do United (o time inglês vive uma fase conturbada na Premier League) pode beneficiar o Olympiacos.

Favorito: Manchester United
Jogo de Volta: Old Trafford, Inglaterra


ATLÉTICO DE MADRID X MILAN: o Atlético, teoricamente, é o líder mais "fácil" dentre os classificados, uma vez que não tem títulos na Champions e nem é considerado um clube "milionário". O Milan, portanto, tem a sua grande chance de se reerguer das campanhas ruins que andou fazendo na competição em anos anteriores. No entanto, não se deve subestimar os Colchoneros: a equipe de Simeone está voando no Campeonato Espanhol e vive uma fase assombrosa.

Favorito: Milan
Jogo de Volta: Vicente Calderón, Espanha


PARIS SAINT-GERMAIN X BAYER LEVERKUSEN: o PSG se deu bem e vai enfrentar um adversário teoricamente mais fraco. O Bayer sequer era cotado para ir às oitavas, uma vez que caiu com dois adversários financeiramente e tecnicamente mais fortes na fase de grupos, o Manchester United e o Shaktar Donetsk. O esforçado time alemão perdeu muitos atletas importantes na última janela de transferência como Schürrle e Carvajal, e fez uma campanha muito irregular na fase de grupos. Com mais elenco e jogando um futebol menos pragmático em relação às temporadas anteriores, o PSG é o franco favorito.

Favorito: PSG
Jogo de Volta: Parc des Princes, França


CHELSEA X GALATASARAY: o Chelsea melhorou tecnicamente em relação à última temporada, mas a equipe londrina vem cometendo alguns tropeços inimagináveis, tanto na Premier League (quando perdeu para os fraquinhos Stoke City e Newcastle United), quanto na Champions (perdeu duas vezes para o Basel, que sequer se classificou às oitavas). O Galatasaray, por sua vez, foi guerreiro e sobreviveu em uma chave que tinha Real Madrid e Juventus como adversários. Eu considero esta partida aberta a qualquer resultado, mas duvido que o Chelsea fique de fora das quartas.

Favorito: Chelsea
Jogo de Volta: Stamford Bridge, Inglaterra


REAL MADRID X SCHALKE 04: o favoritismo aqui é totalmente do Real Madrid, que tem mais elenco e mais recursos financeiros. O Schalke tem um bom time, mas fez campanhas irregulares na fase de grupo da Champions e não vive exatamente um bom momento na Bundesliga. Os espanhóis, portanto, não devem ter grandes dificuldades para avançar.

Favorito: Real Madrid
Jogo de Volta: Santiago Bernabéu, Espanha


BORUSSIA DORTMUND X ZENIT: entre o dinheiro e a técnica, o que prevalece? O Zenit investiu milhões para contratar Hulk e Axel Witsel  na temporada anterior, enquanto o meu Borussia não tem as cifras dos russos mas fez frente a muitas equipes milionárias na Champions 2012-13. A meu ver, prevalece a técnica, e o Dortmund deve seguir às quartas.

Favorito: Borussia Dortmund
Jogo de Volta: Signal Iduna Park, Alemanha


BAYERN MÜNCHEN X ARSENAL: Bayern e Arsenal reeditam o emocionante confronto das oitavas-de-final da última temporada. Na ocasião, o Bayern levou a melhor, mas o Arsenal ficou muito próximo de virar a mesa em plena Allianz Arena, quando fez 2x0 sobre os bávaros. Com mais um gol, os Gunners teriam ficado com a vaga. O Bayern, apesar da instabilidade inicial gerada pela troca de treinador, continua demonstrando toda a sua supremacia em campo, tanto na Champions quanto na Bundesliga, com duas campanhas incontestáveis até o momento. O Arsenal é o atual líder da Premier League e tinha tudo para se classificar em primeiro na sua chave, mas tropeçou diante do mediano Napoli, perdeu a liderança para o Borussia e, por pouco, não viu sua vaga nas oitavas ir pelo ralo. Honestamente, acho que não vai ser na temporada 2013-14 que o Arsenal vai comemorar seu primeiro título na Champions.

Favorito: Bayern München
Jogo de Volta: Allianz Arena, Alemanha


Discorda dos palpites? Responda nos comentários!

Nenhum comentário:

Postar um comentário