terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Ser, Ter e Fazer

Imagem extraída do Facebook oficial do Tottenham-
http://www.facebook.com/TottenhamHotspur


Muitos torcedores e jornalistas costumam confundir talento com desempenho. Há atletas geniais capazes de fazer verdadeiros malabarismos com a bola enquanto outros são bons apenas em fazer o "simples". E há, ainda, quem considere a história ou a bagagem que o jogador tem como "talento".

Ronaldinho Gaúcho é um craque. Está com 33 anos, mas ainda joga em um nível excelente. Dribla e enxerga o jogo como poucos. Teve fases ruins recentes, é verdade, mas ele é um talento nato.

Paulinho (foto) é um atleta eficiente. Você lhe entrega a bola e ele cumpre a "missão", mas o volante do Tottenham não dribla. Ele corre muito e até tromba com o adversário quando necessário, mas não demonstra molejo para se desvencilhar de um marcador nem visão de jogo para encontrar o centroavante desmarcado. O meio-campista sempre tem, contudo, um desempenho regular e raramente comete erros em campo.

Lúcio é mais raça do que talento. O ex-capitão da Seleção Brasileira, contudo, tem um currículo de respeito, com muitos títulos, passagens por grandes clubes europeus (Bayer, Bayern e Internazionale, entre eles) e também pela Seleção. Muitos, no entanto, temem o "xerifão" muito mais pelo seu passado do que pelo seu futebol recente. Tanto que suas recentes passagens pela Juventus e São Paulo foram decepcionantes.

Ronaldinho Gaúcho É craque. Paulinho FAZ o simples. Lúcio TEM história. Esta é a diferença entre SER, TER e FAZER.

Nenhum comentário:

Postar um comentário