sábado, 28 de dezembro de 2013

Deixem o Imperador em Paz!

Imagem extraída de http://www.facebook.com/A10imperador

O fim de ano foi agitado por uma notícia surpreendente: Adriano Leite Ribeiro, o Adriano Imperador, está treinando da sede do Atlético Paranaense desde o começo do mês para recuperar sua forma física.

O atacante está sem atuar profissionalmente desde o ano passado, quando seu contrato com o Flamengo foi rescindido. Desde então, Adriano ficou um tempo sem aparecer na mídia. Muitos davam como certo que o jogador iria encerrar sua carreira.

Adriano é um bom atacante e não dá para negar. Foi graças a ele que conquistamos a Copa América de 2004 e também a Copa das Confederações de 2005, com atuações brilhantes do Imperador. Revelado pelo Flamengo no início dos anos 2000, ele foi um dos grandes ídolos da Internazionale naquela época, sendo clamado pela alcunha de Il Imperatore (em referência a um dos imperadores de Roma de mesmo nome) pelos seus torcedores. Infelizmente, o atleta passou por muitos problemas pessoais que interferiram no seu rendimento em campo. Teve alguns lampejos em suas passagens pelo meu São Paulo em 2008 e pelo Flamengo em 2009 (quando foi campeão brasileiro), mas ele definitivamente nunca mais foi o mesmo.

É sabido que todos querem que Adriano volte a atuar. Alguns empresários e clubes tentaram em vão promover o retorno do Imperador. Ele é um bom centroavante, daqueles que ajuda a decidir um jogo, graças a sua pontaria certeira, bom posicionamento, força física e tamanho. Acho que ele teria potencial até mesmo para voltar à Seleção Brasileira e disputar a Copa de 2014 como titular.

Eu, no entanto, acho que muito mais importante do que recuperar o Adriano Atleta, é entender o que deseja o Adriano Ser Humano. A vontade de voltar a jogar precisa partir única e exclusivamente do Imperador. Não adianta nada ele retornar aos gramados se o mundo do futebol não lhe proporciona mais a alegria de outrora. Ninguém se dedica a uma atividade que não traz felicidade ou satisfação pessoal. Se o atleta, portanto, não tiver mais vontade de atuar profissionalmente, é necessário respeitar a sua decisão.

Obviamente é animador ver o atleta ter vontade de recuperar a forma física e disputar as "peladas" de final de ano. Mas não podemos nos precipitar e acreditar que ele vai assinar com o Furacão ou qualquer outro clube, voltar a jogar e retornar à Seleção. A decisão precisa partir do próprio Imperador e de ninguém mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário