quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Naufrágio

Imagem extraída do Facebook oficial do PSG- http://www.facebook.com/PSG.Brasil

Eu pretendia escrever um post a respeito do desempenho dos clubes europeus neste ano da mesma forma que eu fiz com os clubes brasileiros. Como o "ano" no futebol europeu começa em setembro e termina em maio, deixarei para realizar o balanço da temporada assim que a sessão 2013-14 se encerrar. No entanto, já posso afirmar: Porto e Benfica foram duas grandes decepções no ano de 2013 e também na temporada.

Ambos os times portugueses ostentam juntos cinco títulos na Champions -três do Benfica e dois do Porto. Os dois times caíram em chaves sem clubes de tradição na competição, afinal nenhum dos rivais dos portugueses venceram o campeonato até hoje. Mas os dois clubes foram eliminados juntos ainda na fase de grupos do torneio europeu e morreram abraçados a despeito da tradição que possuem na liga.

O Porto parece ter sentido as perdas de James Rodríguez e João Moutinho (ambos se transferiram para o Monaco no início da temporada) e foi presa fácil para os rivais. Teve apenas uma vitória em seis jogos disputados e ainda está sofrendo na luta pela liderança da Liga Portuguesa.

O Benfica já havia decepcionado na temporada passada ao perder três títulos consecutivos de virada pelo mesmo placar de 2x1 -perdeu a Primeira Liga no confronto direto com o Porto, perdeu a Taça da Liga Portuguesa para o Vitória de Guimarães e perdeu o título da Liga Europa para o Chelsea. Esperava que o time do técnico Jorge Jesus (que foi mantido no cargo mesmo após a perda dos três títulos) aprendesse sua lição, mas pelo jeito o treinador e os atletas vão precisar refletir profundamente a respeito daquela história de fazer um gol e tentar vencer o jogo pela diferença mínima...

Acho que também cabe aqui fazer uma menção à Seleção Portuguesa, que se classificou para a Copa de 2014, mas fez uma campanha muito irregular ficando atrás da emergente Rússia e se encontrou com um rival muito forte na repescagem, a Suécia. A sorte dos patrícios é de que eles tem o grande Cristiano Ronaldo (dispensa comentários) e o eficiente meia João Moutinho. Se não fosse por eles, seriam Ibrahimović e seus companheiros quem teriam carimbado seus passaportes para o Brasil.

E não foi só na Europa que o futebol português decepcionou. Aqui no Brasil, os dois clubes lusitanos, a Portuguesa e o Vasco, estão rebaixados para a Série B. Que dureza...

Nenhum comentário:

Postar um comentário