segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Muricy Heróico

Imagem extraída do Facebook oficial do São Paulo-http://www.facebook.com/saopaulofc

Embora o São Paulo não tenha conquistado nenhum título neste ano e tenha ficado de fora da Libertadores 2014, eu não posso deixar de exaltar o trabalho do treinador Muricy Ramalho.

Antes de mais nada, eu não mudo minha opinião sobre a maneira como o técnico faz sua equipe jogar: ainda gostaria de ver meu Tricolor jogando como nos tempos de Telê Santana, com toque de bola, plasticidade e ofensividade. Sinto muita falta do futebol-arte, não só no meu São Paulo mas também em todos os times do Brasil, incluindo a Seleção. O motivo pelo qual quero exaltar Muricy, no entanto, é outro, que nada tem a ver com futebol bonito ou títulos.

Muricy aceitou voltar ao Tricolor em um dos momentos mais críticos de sua história. Declarava em entrevistas que aceitaria treinar o time "até de graça". Provavelmente proferiu tais palavras devido à profunda identificação que tinha para com o clube: foi atleta do Soberano nos anos 70 e foi treinador em parte dos anos 90 e também nos anos 2000, quando conquistou três Campeonatos Brasileiros consecutivos.

Muricy aceitou arriscar toda a história que tinha no São Paulo para livrar o clube da Série B. Tinha plena consciência de que caso fracassasse, seria amaldiçoado eternamente pelo torcedor. Seu antecessor, Paulo Autuori, foi campeão da Libertadores e do Mundial Interclubes pelo Tricolor em 2005, mas ninguém hesitou em pedir sua demissão ou chamá-lo de "burro" quando fracassou em tirar o Soberano da zona de rebaixamento. Não sei por que faz parte da cultura do brasileiro esquecer-se dos acontecimentos passados por mais grandiosos que tenham sido...

Muricy perseverou e cumpriu seu grade objetivo. Foi o grande "bombeiro" do Tricolor, apagando o "incêndio" e a crise que ameaçava consumir o clube. Seu feito pode até ser ignorado por torcedores mais exaltados, mas não por este que vos escreve. Os dirigentes, em um raro momento de razão e reconhecimento, concordaram e deram mais dois anos de contrato ao treinador.

Obrigado, Muricy pela sua atitude heroica. Você ajudou a recuperar a dignidade do Tricolor. Que em 2014 você ajude a recuperar também os títulos e o futebol bonito de outrora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário