sábado, 21 de dezembro de 2013

Eles São Apenas Garotos!

Imagem extraída de http://www.facebook.com/AdnanJanuzaj

Nesta temporada eu vi surgirem pelos menos três craques em potencial: o meia kosovar Adnan Januzaj (do Manchester United), o atacante camaronês Jean Marie Dongou (do meu Barcelona) e o ala espanhol Adama Traoré (filho de malineses, também revelado pelo meu Barça). O trio estreou no time profissional de seus respectivos clubes nesta temporada, mas já impressionaram os olheiros.


Imagem extraída de http://www.facebook.com/AdnanJanuzaj

Januzaj (foto) impressionou a todos ao marcar os dois gols do Manchester United na vitória por 2x1 sobre o Sunderland, em partida válida pela sétima rodada da Premier League. O garoto kosovar de apenas 18 anos imediatamente gerou uma discussão a respeito de qual seleção iria defender -Bélgica e Inglaterra estavam de olho no meia, mas ele teria declarado que gostaria de representar o Kosovo, a terra natal de seus pais.


Imagem extraída do Facebook oficial do Barcelona-
http://www.facebook.com/fcbarcelona

O centroavante Dongou (à esquerda na foto) chamou a minha atenção no amistoso contra o Valerenga, disputado durante a pré-temporada do meu Barça. Partida, aliás, que eu tive o prazer de ver pela televisão. O camaronês anotou dois tentos contra o time norueguês e fez muito bem o pivô na vitória por 7x0 sobre os noruegueses. Ele chegou ao clube catalão através de uma escolinha de futebol fundada pelo compatriota Samuel Eto'o e já vem sendo comparado ao conterrâneo mais famoso.


Imagem extraída do site oficial do Barcelona-
http://www.fcbarcelona.cat/

O atacante Traoré (foto) é espanhol e filho de malineses, o que justifica seu sobrenome. Aos 17 anos e vindo de infância pobre na Catalunha, Adama estreou contra o Granada e quase anotou um gol. Ele cresceu rapidamente na cantera do Barça, impressionou a todos nas categorias de base do clube catalão e já há a expectativa de que ele possa ser um "novo Messi".

Sim, os três são craques em potencial. Jogaram alguns minutos, mas já demonstraram seus talentos. No entanto, me preocupa o excesso de elogios feitos por torcedores e, principalmente, da imprensa sensacionalista.

Não se deve elogiar os garotos em demasia e nem sair dizendo que eles são um "novo Eto'o" ou um "novo Messi". Esse tipo de comparação é muito perigosa e pode prejudicar a carreira dos meninos ao criar uma expectativa exagerada sobre eles. Aqui mesmo no Brasil sempre surge um "novo Neymar" ou um "novo Kaká" todos os anos, mas os elogios exagerados sempre terminam por desviar as promessas do caminho correto, ou então descobre-se que muitos desses garotos eram apenas superestimados.

Januzaj, Dongou e Traoré ainda são jovens. Acabaram de deixar a adolescência e estão experimentando a sensação de se tornarem adultos e profissionais. Eles provavelmente são bons jogadores, mas precisam tomar muito cuidado com as armadilhas da fama que impediram muitos garotos como eles de se tornarem grande atletas. Falo a respeito de oportunistas que querem levá-los ao mal caminho e sugar o sangue o máximo que puderem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário