quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Os Protestos Ajudaram a Seleção

Imagem extraída do Facebook oficial de Romário- http://www.facebook.com/romariodesouzafaria

Algumas das manifestações ocorridas entre junho e julho deste ano revindicavam por transparência nos gastos públicos na Copa das Confederações e mais investimentos em saúde, educação e principalmente transporte.

Não era a intenção dos protestos onde se declarava "O Gigante Acordou", mas eu creio que todas aquelas manifestações ocorridas na metade deste ano fortaleceram a nossa Seleção. Pois é, a despeito de Pelé ter dito para que o brasileiro "esquecesse a confusão", acho que toda aquela "balbúrdia" inflamou o espírito nacionalista do brasileiro que terminou por empurrar a Seleção durante as partidas.

O torcedor brasileiro cantou o Hino Nacional inteiro em todos os jogos. Não o faziam meramente pelo ato de torcer, mas também para demonstrar seu amor à pátria e, principalmente, manifestar seu apoio aos seus irmãos que lutavam bravamente do lado de fora dos estádios. O torcedor brasileiro demonstrou toda a sua sintonia com os protestos sem a necessidade afrontar à FIFA ou ao governo. Parte da imprensa, contudo, preferiu interpretar o gesto meramente como "apoio à Seleção".

O Hino Nacional também serviu para intimidar os adversários. O técnico da Espanha, Vicente del Bosque, declarou em entrevistas que o gesto do torcedor brasileiro em cantar o hino de seu país foi determinante para que o Brasil derrotasse a Furia na final realizada no Maracanã. Faz sentido, afinal a Seleção Brasileira terminou a competição vencendo todos os jogos com relativa facilidade. Provavelmente, os outros adversários compactuam com a opinião de Del Bosque e sentiram-se esmagados em campo pela força do povo brasileiro.

O resultado da "confusão" foi uma dupla vitória ao Brasil: o brasileiro conseguiu demover os governantes da ideia de elevar as taxas das passagens do transporte coletivo, e a Seleção conquistou seu terceiro título na Copa das Confederações como uma espécie de "efeito colateral" das manifestações, algo que não era esperado ou desejado mas terminou por ocorrer.

E o que esperar de 2014? Existe a preocupação por parte de FIFA e do governo brasileiro com relação à eclosão de novos protestos durante a Copa do Mundo. Eu, no entanto, vejo com bons olhos as possíveis novas manifestações durante a competição. O brasileiro teria uma excelente oportunidade para revindicar os seus direitos e exercer a sua cidadania -sim, afinal ser cidadão de um país não é ser ufanista e sim agir por um país melhor. E, claro, os adversários tremeriam de medo ao ouvir a magnífica letra composta por Olavo Bilac, sejam eles os adversários do povo brasileiro, sejam eles os adversários da Seleção Brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário