sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Contratar Menos e Formar Mais

Imagem extraída do Facebook oficial do São Paulo- http://www.facebook.com/saopaulofc

Todo final de temporada é a mesma coisa: os "professores" dizem que o time precisam de reforços e os dirigentes vão atrás de um monte de jogadores. Alguns deles nem são tão bons para valer o preço exigido pelos detentores de seus direitos, mas os cartolas sempre recorrem aos "parceiros" para trazerem tais atletas.

Eu gostaria de saber por que os cartolas e os treinadores não usam o bom senso e não dão mais chances aos garotos da base ao invés de saírem por aí atrás de medalhões que custam os olhos na cara e nem sempre correspondem às expectativas. Pato e Lúcio, por exemplo, custam milhões ao Corinthians em São Paulo respectivamente, mas não corresponderam às expectativas criadas sobre eles. Por outro lado, Rodrigo Caio (foto) foi efetivado da base e ajudou a resolver os problemas defensivos do meu Tricolor. Ainda não é um atleta brilhante, mas é um jogador que ajuda muito em campo por ser versátil, atuando como volante e zagueiro.

O próprio São Paulo revelou muitos bons atletas na base, mas que nunca foram aproveitados, como Oscar (atualmente no Chelsea) a despeito do Tricolor necessitar de atletas criativos no final dos anos 2000. Agora, mais garotos formados em Cotia, como Boschilia, fizeram sucesso na Seleção Sub-17. Espero que Muricy dê chances a eles.

O Santos tem uma base muito boa, mas os dirigentes, em nome do imediatismo, irão atrás de medalhões como Leandro Damião e Vargas ao invés de permitir que seus garotos possam amadurecer. Como um garoto pode se tornar um craque se não recebem oportunidades para desenvolver suas habilidades?

O Corinthians tem o zagueiro Antônio Carlos, herói da Copa São Paulo de Futebol Juniores de 2012 que, dizem, é um bom jogador. Mas até hoje nunca o vi atuar no futebol profissional. E o Timão, na última temporada, foi atrás de Gil e Cléber.

Os clubes deveriam dar mais chances aos garotos formados em suas bases, mas os cartolas não têm paciência e querem resultados "para ontem" ao invés de fazerem investimentos. Garanto que é muito mais viável efetivar um atleta formado nas dependências da entidade ao invés de contratar um medalhão que está encostado naquele clube da Europa. Os treinadores também erram ao não dar quilometragem aos jovens, preferindo contratar o atleta já formado. Deve ser porque a maioria deles nunca jogou futebol na vida e, portanto, não podem ensinar nada de útil a um menino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário