segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

À Beira do Precipício

Imagem extraída de http://www.facebook.com/FluminenseFC

Uma vaga para a Série B nunca foi tão disputada pelos grandes clubes como em 2013. Primeiro era o meu Tricolor que estava com vontade de cair com um recorde de derrotas consecutivas. Depois, o Corinthians e o Flamengo ofereceram fortes emoções ao seu torcedor ao colecionarem tantos resultados ruins. Agora, Vasco e Fluminense irão passar a semana no Z-4 graças a combinação de resultados da 37ª rodada. E apenas um dos dois poderá escapar do rebaixamento.

Não entendo por que as grandes equipes se permitem nivelar por baixo e se equiparam aos rivais de divisões inferiores. Os clubes insistem na mesmice com futebol covarde, treinadores retranqueiros e atletas burocráticos. O tal "equilíbrio" no Campeonato Brasileiro, que a imprensa insiste em provar, não existe: a realidade é que o Brasileirão está nivelado por baixo e isto não é de hoje.

Quando alguém vai se tocar de que o futebol brasileiro precisa de mudanças? Será que é mais importante evitar uma derrota do que buscar um resultado?  Será que encher o time de volantes e zagueiros garante algum título? Será que trocar de treinador rodada após rodada melhora o clima nos times?

Vasco e Fluminense chegarão à última rodada em situação complicadíssima. Ambos não dependem apenas de suas próprias forças para escapar, terão de vencer e torcer para que os rivais acima colaborem. Há, portanto, chances dos dois cariocas morrerem abraçados.

Espero que o Brasileirão de 2013 sirva de lição, não apenas a Vasco e Fluminense, mas a todas as equipes.

Time grande cai, sim.

Leia mais:

Globoesporte- Guia: risco de Vasco e Fluminense serem rebaixados juntos é de 43,5%: http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2013/12/guia-risco-de-vasco-e-fluminense-serem-rebaixados-juntos-e-de-435.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário