terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Adeus, Pedro Rocha

Imagem extraída do Facebook oficial do São Paulo- http://www.facebook.com/saopaulofc

Faleceu hoje o meia uruguaio Pedro Rocha, ex-jogador e ídolo do São Paulo. O ex-atleta lutava contra uma doença neuro-degenerativa (uma atrofia no mesencéfalo, segundo o site da emissora Sportv).

Pedro nasceu em Salto, cidade uruguaia que também foi o berço de outros grandes atletas da Celeste, como Luis Suárez e Edinson Cavani. Começou sua carreira no Peñarol e teve passagens por diversos clubes brasileiros, como Bangu, Coritiba e Palmeiras.

Foi no São Paulo, no entanto, o clube brasileiro em que Pedro alcançou a consagração no futebol brasileiro. Foram sete anos de carreira no Morumbi (1970 e 1977), dois Campeonatos Paulistas (1971  1975) e um Brasileirão (1977). O Verdugo ("carrasco") também foi um dos quatro grandes ídolos uruguaios do Tricolor e foi um dos atletas que simbolizou a identificação do Soberano com a Seleção Uruguaia -os outros foram Pablo Forlán, Darío Pereyra e Diego Lugano. O quarteto, inclusive, foi homenageado pelo time do Morumbi no ano passado com camisas comemorativas (foto abaixo).

Pela seleção de seu país, Pedro disputou quatro copas do mundo (1962, 1966, 1970 e 1974) e foi comparado a Pelé, sendo considerado o segundo melhor atleta da América do Sul, ficando apenas atrás do Rei.


Imagem extraída de http://www.facebook.com/SeleccionUruguayadeFutbol

Após a sua aposentadoria, treinou muitos clubes brasileiros, como o Guarani, o Internacional, Coritiba e portuguesa. Treinou, ainda, o Sporting de Portugal e o Kyoto Sanga do Japão.

Vai em paz, Verdugo. Obrigado por sua imensa contribuição com o futebol e também por tudo o que fez pelo meu Tricolor. As pessoas se vão, mas seus legados ficam para sempre.

Leia mais:


Nenhum comentário:

Postar um comentário