sábado, 7 de dezembro de 2013

Céu e Inferno

Imagem extraída de http://www.facebook.com/SeleccionUruguayadeFutbol

Foi realizado na tarde de ontem o sorteio que definiu o chaveamento da Copa de 2014, a ser realizado aqui no Brasil.

Havia muita expectativa em relação ao polêmico Ranking da FIFA, que poderia criar os temidos "grupos da morte", com pelo menos três seleções fortes juntas. Isso porque nove seleções europeias foram colocadas no Pote 4 e uma delas, aleatoriamente, seria colocada junto aos países da África e América do Sul. Adversários temíveis como França, Itália e Inglaterra poderiam compor o tal grupo.

Ainda é prematuro dizer como serão as equipes que disputarão o mundial. Muitas mudanças ainda podem ocorrer na reta final, como surgimento de novos craques, cortes de atletas, mudanças na comissão técnica, entre outros.

Farei, em decorrência disto, apenas uma análise superficial a respeito dos grupos. Assim que a convocação definitiva das seleções for realizada -provavelmente entre abril e maio de 2014- farei uma análise mais detalhada de cada grupo e cada equipe.

GRUPO A- Brasil, Croácia, México e Camarões: o Brasil se classifica fácil para as oitavas, uma vez que nenhum dos adversários se equipara tecnicamente à nossa seleção. Mesmo o México, nosso algoz histórico, não deve oferecer muita resistência em decorrência da crise que sofreu nos últimos meses. Boas chances para a Croácia se classificar em segundo, uma vez que conta com bons atletas -Perišić, Mandžukić, Modrić e Raktić- e vive um bom momento apesar de alguns tropeços. O Camarões não tem mais a mesma força de outrora -apenas Samuel Eto'o já em fim de carreira e o bonzinho Alex Song- e deve vir apenas a passeio.

Palpites: Brasil e Croácia

GRUPO B- Espanha, Holanda, Chile e Austrália: este grupo tem apenas um campeão mundial, a Espanha, mas o Chile e a Holanda são seleções fortes e podem ir longe no mundial. A Espanha segue como favorita, graças a seu bom elenco e bom futebol. A Holanda mudou de treinador -saiu Bert van Marwijk e entrou Louis van Gaal- e a Oranje resgatou um pouco do belo futebol que a consagrou no passado. O Chile é uma das seleções do momento graças ao futebol leve, ofensivo e coletivo. Qualquer um dos três tem chances de passar de fase. A pobre Austrália vai, no máximo, lutar por um terceiro lugar.

Palpites: Espanha e Chile

GRUPO C- Colômbia, Grécia, Costa do Marfim e Japão: este pode ser considerado um "grupo da vida", uma vez que todas tem boas chances de avançar às oitavas. A favorita é a Colômbia, com um bom futebol e uma boa geração de atletas -Falcao, Rodríguez, Martínez e Cuadrado. O Japão joga um futebol leve e, com adversários menos tradicionais, pode alimentar o sonho de ir às oitavas. Grécia e Costa do Marfim são seleções de muito mais força do que técnica e contam apenas com seus destaques individuais para marcar gols -Drogba na Costa do Marfim e Mitroglou na Grécia. Todos os demais destaques são atletas de defesa. Devem, portanto, se concentrar em parar os rivais na base da marcação forte e das faltas.

Palpites: Colômbia e Japão

GRUPO D- Uruguai, Costa Rica, Inglaterra e Itália: eis o verdadeiro "grupo da morte", com três seleções consideradas fortes e com sete títulos mundiais no total. Eu, no entanto, acho que a Itália e o Uruguai estão um degrau acima da Inglaterra, que é considerada "favorita" mas sempre termina como coadjuvante nas competições. A Costa Rica, em decorrência da força dos rivais, só deve vir a passeio.

Palpites: Itália e Uruguai

GRUPO E- Suíça, Equador, França e Honduras: os franceses têm muito o que comemorar, afinal estavam tão mal no Ranking da FIFA que corriam o risco de caírem em um grupo forte. Os Bleus passam fácil às oitavas e devem trazer junto os suíços, que não jogam um bom futebol mas têm bons jogadores do meio-de-campo para a frente, como Xhaka, Seferović e Shaqiri. Honduras e Equador até podem sonhar com o mata-mata, desde que consigam derrotar a mediana Suíça.

Palpites: França e Suíça

GRUPO F- Argentina, Bósnia-Hezergovina, Irã e Nigéria: a briga aqui vai ser pelo segundo lugar, uma vez que a Argentina é franca favorita para terminar na liderança do grupo. Honestamente, não sei dizer qual das três seleções restantes tem mais chances, mas eu acredito na motivação dos bósnios, que comemoraram muito sua primeira classificação em copas do mundo e devem se empenhar ao máximo para que este "sonho" dure o máximo possível. A Nigéria, assim como a Costa do Marfim, é mais força do que técnica, e o Irã deve vir apenas a passeio.

Palpites: Argentina e Bósnia-Hezergovina

GRUPO G- Alemanha, Portugal, Gana e Estados Unidos: a disputa pelo segundo lugar deve ser intensa, uma vez que Portugal, Gana e EUA têm boas chances de irem às oitavas- eu credito um ligeiro favoritismo a Seleção das Quinas, graças a presença de Cristiano Ronaldo, que fará os adversários "respeitarem" os portugueses. A Alemanha não deve ter dificuldades em terminar na liderança, uma vez que é tecnicamente superior aos rivais, mesmo sem Robben, Ribéry e Lewandowski (os craques do Bayern e Borussia Dortmund).

Palpites: Alemanha e Portugal

GRUPO H- Bélgica, Argélia, Rússia e Coréia do Sul: outro "grupo da vida", com quatro seleções sem muita tradição no futebol. Tecnicamente, Bélgica (que conta com uma boa geração de atletas) e a Rússia (que joga um futebol coletivo e com a bola no chão) são superiores, mas o calor brasileiro pode ser cruel com os russos...

Palpites: Bélgica e Rússia

Discorda dos palpites? Escreva nos comentários!

Nenhum comentário:

Postar um comentário