segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Alemães à Espreita

Imagem extraída do Facebook oficial de Philipp Lahm- http://www.facebook.com/PhilippLahm

Eu credito o favoritismo ao Brasil na próxima Copa do Mundo. Como nós pudemos ver durante a Copa das Confederações neste ano, o fato da Seleção Brasileira estar jogando em casa faz muita diferença. O torcedor brasileiro e o clima de nosso país intimidaram até mesmo a poderosa Espanha.

Mas caso o Brasil não se saia bem em 2014, eu indicaria a Alemanha de Philipp Lahm (foto) como a segunda maior favorita à taça. E motivos não faltam para a Mannschaft ser considerada favorita ao tetra.

A primeira razão é o desempenho da Alemanha nas últimas três copas do mundo: todos os últimos campeões oscilaram bastante entre 2002 e 2010, enquanto a Alemanha, apesar de não conseguir títulos, nunca voltou de mãos vazias nos três últimos mundiais. Foram dois terceiros lugares (2006 e 2010) e um vice (2002). Diz aquele ditado: "água mole, pedra dura, tanto bate até que fura". De tanto buscar, a Seleção Alemã pode conseguir a taça em 2014.

O segundo fator é a qualidade técnica do time: hoje vejo o futebol alemão pelo menos um nível acima do espanhol e do italiano. Comecemos pela Bundesliga, que apresenta muita competitividade, boas partidas e bom futebol, apesar do campeonato ser polarizado para o Bayern München.  A respeito da Champions League, nem preciso me alongar porque eu vivo exaltando os dois últimos finalistas -o próprio Bayern e o meu Borussia. E na Champions 2013-14, TODOS os quatro representantes alemães (Bayern, Borussia, Leverkusen e Schalke 04) estão classificados para as oitavas-de-final. Mais um argumento a favor da qualidade das equipes germânicas.

Os jogadores também são excelentes, tanto individualmente quanto coletivamente. Mesut Özil, por exemplo, vem fazendo toda a diferença no Arsenal: é o meia alemão quem organiza as jogadas e cria as melhores chances de gol. Os Gunners lideram a Premier League 2013-14 graças a Özil e também ao volante galês Ramsey.

Por fim, os treinadores são de excelente qualidade, sabendo armar boas equipes. Os técnicos mantêm uma base no time, mas promovem constantes renovações na equipe, sem sacrificar os veteranos ou a qualidade técnica. Não duvido que garotos Julian Draxler, Marco Reus, Mario Götze, İlkay Gündoğan ou os irmãos Bender sejam titulares da equipe junto com os experientes Klose, Lahm e Schweisteiger. E o estilo de jogo sabe unir a defesa e o ataque na medida certa.

O Brasil segue como franco favorito para 2014. Não tenho dúvidas disso. Mas se os brasileiros vacilarem, pode ter a certeza de que a taça tem boas chances de parar nas mãos do capitão Lahm.

Nenhum comentário:

Postar um comentário