terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Um Balanço de 2013

Imagem extraída do Facebook oficial do Barcelona- http://www.facebook.com/fcbarcelona

Quando comecei a escrever este blog em março 2013, não imaginava que fosse agradar a tantas pessoas. Em nove meses de existência, já recebemos mais de 15.000 visitantes, com média de 150 acessos por dia. É sempre muito gratificante saber que há leitores que apreciam os textos que escrevi, a despeito do conteúdo polêmico de alguns deles.

Minhas principais inspirações para este blog são Paulo César Caju, Tostão e o Mestre Cruyff, todos fãs do futebol-arte e críticos do "futebol eficiente" que impregna os times do Brasil e alguns do exterior. Também me inspiram os meus três times de coração, o São Paulo (que, infelizmente, não está jogando um futebol bonito no momento), o Barcelona (foto) e o Borussia Dortmund, sendo os dois últimos os representantes do que eu chamo de "futebol-arte" -como não vi Pelé, Garrincha ou Ademir da Guia em atividade, o Barça e o Borussia acabam sendo minhas referências no futebol bonito.

O texto mais acessado deste blog em 2013 foi "A Diferença entre Nacionalismo e Ufanismo", com 138 acessos e publicado em abril deste ano. Escrevi este post em defesa a autores que fazem críticas à Seleção Brasileira e também à Copa do Mundo. Muitos internautas consideram a opinião desses autores "desrespeitosa", acreditando que deveríamos apoiar tudo o que é de nosso país incondicionalmente. É verdade que nossa Seleção voltou aos trilhos com a conquista da Copa das Confederações deste ano e que é uma grande honra que nosso país receba um evento como a Copa do Mundo, mas não podemos fechar os olhos e acreditar que está tudo uma maravilha: o Escrete Canarinho e os nossos times ainda jogam um futebol muito feio, violento e burocrático que não chega aos pés da lendária Seleção de 1970 (que eu pude acompanhar em alguns vídeos recentes), e temos prioridades maiores em relação a um evento esportivo.

Fiquei muito surpreso também como os leitores apreciam os post a respeito do vôlei. Sou grande fã da modalidade e quero fazer o possível para que a categoria continue forte como está. Fiquei muito chateado com os clubes que tiveram de fechar as portas, como o Medley/Campinas e o Vôlei Futuro e, em decorrência disso, tento divulgar o vôlei nacional o máximo que eu posso para que a categoria mantenha-se no auge por muito tempo e, com isso, os clubes continuem vivos. O fato de vocês acessarem os posts sobre voleibol me alegra e me incentiva a escrever mais textos a respeito do assunto.


Os textos mais acessados do blog em 2013

O público também me surpreendeu muito. Pessoas de todas as partes do mundo tiveram acesso aos meus textos. Alguns locais eram esperados, uma vez que tenho conhecidos que atualmente residem nos países mencionados, mas outros como a Rússia e a Malásia me causaram muita surpresa. Eu não tenho notícias de conhecidos residindo nessas partes do mundo. Não esperava acessos destas nações, tampouco nas quantidades descritas pelo contador.


Visualizações do blog por país em 2013

Gostaria muito de agradecer a você, querido leitor e leitora, por seus acessos a este blog e também por seus comentários, afinal graças às suas visitas, aos seus elogios e às suas críticas posso melhorar a qualidade de meu texto! Você é o combustível que faz este blog se mover nesta longa jornada!

Gostaria também de agradecer a todos que apoiaram e acreditaram neste projeto chamado FarmaFootball! Na medida do possível, farei o possível para retribuir a torcida nesta caminhada!

E, por fim, gostaria de agradecer à minha irmã, a pessoa que me apoiou nos momentos difíceis e a quem dedico todo o sucesso deste blog!

Muito obrigado a todos pela força! E Feliz 2014!

Nenhum comentário:

Postar um comentário