domingo, 15 de dezembro de 2013

Realeza e Realidade

Imagem extraída do Facebook oficial do Real Madrid- http://www.facebook.com/RealMadrid

Com toda a honestidade, fui contra a troca do treinador José Mourinho por Carlo Ancelotti no Real Madrid. Motivo? O italiano conquistou o título na Ligue 1 com o Paris Saint-Germain com mais cautela do que ousadia a despeito de contar com um grande elenco. Eu preferia que ficassem com o Mourinho mesmo.

Para a minha surpresa, Ancelotti adotou uma formação que me agradou, e muito. O velho 4-2-3-1 de Mourinho foi substituído por um 4-1-2-3 com dois armadores (Isco e Modrić). Zidane, seu auxiliar técnico, deve ter palpitado para que o italiano jogasse um pouco mais no ataque...


Comparação entre o 4-2-3-1 de Mourinho (esquerda) com o 4-1-2-3 de Ancelotti (direita) -obtido via this11.com.


A campanha no Campeonato Espanhol 2013-14 levava a crer que tudo seria como nas temporadas anteriores, com o Barça e o Real brigando ponto a ponto pela liderança, enquanto os "coadjuvantes" teriam de brigas pelas duas vagas restantes que a Espanha tem direito na Champions League.

O Real faz uma boa campanha na Liga BBVA 2013-14, mas perdeu duas partidas que não deveria perder, justamente para o rival Barcelona e para o vizinho Atlético de Madrid -este último, vem surpreendendo na temporada e está incomodando os top tiers da Liga Espanhola. As duas derrotas em questão deixaram os Merengues na terceira posição com 38 pontos em 16 jogos. O Barça lidera com 43 e o Atlético pode chegar aos mesmos 43 se derrotar o Valencia hoje, no Vicente Calderón.

Não é uma situação desesperadora, mas trata-se de um clube que fez um investimento pesadíssimo em reforços. Torrou milhões de Euros para contratar Isco (que estava no Málaga), Illarramendi (da Real Sociedad) e Gareth Bale (do Tottenham). Isso sem falar no treinador Carlo Ancelotti, que estava bem no PSG. Esperava-se, portanto, que o clube entrasse rasgando na temporada. A qualidade do futebol também não evoluiu muito com a troca de treinadores, apesar do time ter excelentes destaques individuais. Ao menos, na Champions, a equipe merengue fez bonito, somando 16 pontos dos 18 possíveis a despeito de ter encontrado adversário fortes em sua chave -Galatasaray e Juventus.


Imagem extraída do Facebook oficial do Real Madrid- http://www.facebook.com/RealMadrid

Nem sempre as mudanças são imediatamente assimiladas. O Real atuou por anos com o mesmo elenco e a troca do comando e a saída de alguns atletas importantes, como Özil, Khedira e Di María, causa estranhamento inicial.

Vamos ver se Ancelotti acerta o time no recesso de fim de ano. Ele já deu o primeiro grande passo ao trocar um volante por um armador. Aplaudi a atitude do italiano ao mudar a formação tática, e espero aplaudir no futuro o bom futebol dos madridistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário