domingo, 2 de junho de 2013

Merci Abidal

Imagem extraída do Facebook oficial do Barcelona- http://www.facebook.com/fcbarcelona

A última rodada do Campeonato Espanhol, quem diria, ainda tinha algumas emoções guardadas. Na parte de baixo da tabela, Celta de Vigo, La Coruña, Zaragoza e Mallorca tentavam se salvar do descenso -La Coruña, Zaragoza e Mallorca foram rebaixados. Na Parte de cima, Valencia e Real Sociedad disputavam a última vaga para a Champions League (na verdade, a fase preliminar). Com o tropeço dos Morcegos (que perderam para o Sevilla), o time basco terá o direito de lutar por uma vaga na competição européia.

O meu Barcelona entrou em campo para cumprir tabela contra o Málaga. O time já havia sido campeão, mas não abriu mão de continuar lutando pelos resultados e chegou à impressionante marca de 100 pontos na Liga Espanhola.

As atenções, contudo, estavam voltadas para o lateral-esquerdo francês, Éric Abidal. Abi viveu um drama em 2011, quando foi diagnosticado com um tumor maligno no fígado. O atleta ficou afastado durante todo o primeiro semestre daquele ano. Só entrou em campo nos minutos finais da final da Champions League 2010-11 contra o Manchester United juntamente com o capitão Carles Puyol. Xavi passou a faixa de capitão para o zagueiro, mas Puyol fez Abidal vestir a braçadeira para que o lateral tivesse o direito de erguer a taça da Champions. Foi um dos momentos mais bonitos que eu já vi no futebol.

Meses após a partida, Abi precisou se afastar dos gramados novamente. O tumor voltou a se manifestar e o francês precisou ser submetido a um transplante de fígado. As previsões dos médicos eram de que Abidal, talvez, tivesse de deixar os gramados. Coincidentemente, o treinador do Barcelona, Tito Vilanova, também foi diagnosticado com câncer -na glândula tireóide- no segundo semestre de 2012 e também precisou se afastar. Abi e Vilanova conseguiram se recuperar da doença e voltaram às atividades há alguns meses atrás. Os dois foram homenageados quando o Barcelona conquistou o título da Liga Espanhola neste ano.

Após o jogo de ontem, Abidal, que há algum tempo estava anunciando a sua saída do Barcelona após seis anos no clube, recebeu uma bela homenagem. Foram quatro títulos espanhóis e duas Champions Leagues.


Merci Abi!

Nenhum comentário:

Postar um comentário