domingo, 30 de junho de 2013

Um Campeão que Não Empolgou

Parabéns ao Brasil pela conquista do tetracampeonato na Copa América. E ponto final.

Como disse o grande Paulo Cézar Caju, não vou mudar de opinião sobre a Seleção Brasileira apenas porque conseguiu derrotar a melhor equipe do mundo até o momento. Como eu expliquei em posts anteriores, uma vitória em um mata-mata pode meramente premiar a equipe que teve mais sorte no dia do jogo.

Não faço questão nenhuma de exaltar uma equipe que joga mais na cautela do que no ataque, não dispõe de jogo coletivo e comete faltas como se fosse a coisa mais normal do mundo. Faltas, aliás, que o Brasil cometeu demais em campo, parando as jogadas dos espanhóis na truculência. Mais parecia o Chelsea enfrentando o Barcelona. E ainda digo: o número de cartões que a Furia recebeu não reflete necessariamente o número de infrações cometidas, uma vez que o Brasil cometeu muito mais faltas do que seus adversários.

O gol inicial que Fred anotou desnorteou os adversários que perderam a cabeça, mas a maior parte dos atletas ainda tentou jogar bola. Os brasileiros também fizeram muita catimba para o meu gosto.

Continuo discordando da maneira como o Felipão dirige suas equipes, priorizando apenas os atletas "obedientes" em detrimento ao talento. Isso ficou evidente desde 2002 quando ele injustamente deixou Romário de fora da copa daquele ano.

Pelos dois gols anotados, Fred merece ser o nome do jogo. Oscar também foi muito bem hoje, mas gostaria que o garoto do Chelsea tivesse pelo menos mais um parceiro na armação das jogadas pelo meio nos próximos jogos. Algumas seleções como o México chegaram a matar a nossa Seleção marcando o meia e acabando com a armação das jogadas.

No jogo de hoje, o Brasil venceu e o futebol perdeu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário