terça-feira, 18 de junho de 2013

Um Balanço da Primeira Rodada da Copa das Confederações

Confesso que até perdi um pouco o ânimo para voltar a falar de futebol aqui no meu blog depois das manifestações ocorridas nos últimos dias, mas este é o assunto que eu escolhi abordar neste diário virtual. E eu amo o futebol pelo fascínio que ele desperta com trocas de passes, jogo coletivo, dribles, ...

A Espanha, aliás, é a seleção que mais se aproxima do conceito de futebol que eu aprecio. Muito toque de bola, jogo coletivo, marcação inteligente, fair play, ... Não me conformo que o brasileiro tenha vaiado o Tiki-Taka da Furia. Vale lembrar que nós brasileiros já praticamos esse tipo de futebol no passado (embora, com um pouco mais de explosão) mas o abandonamos em detrimento àquele "jogo eficiente" horrível que nossos "professores" tanto praticam. Não tenho grandes ressalvas ao time de Vicente del Bosque. Gostaria, inclusive, de elogiar a presença de Roberto Soldado no time titular -ele está em boa fase, sabe jogar para o grupo e finaliza bem. Para os próximos amistosos (após a Copa das Confederações), porém, gostaria que del Bosque oferecesse mais oportunidades aos mais jovens, como Isco, Muniain e Thiago Alcântara, objetivando preparar os sucessores de Xavi, Iniesta, Villa, Alonso e outros da geração atual. Ah! E Juan Mata deveria começar a jogar como titular nos jogos menos importantes. O jogador do Chelsea tem visão de jogo, sabe tocar a bola e faz alguns gols de falta e de fora da área.

A Itália jogou um futebol muito agradável com toque de bola, mas ainda carece de um pouco de criatividade no meio-de-campo. À exceção de Andrea Pirlo -um volante- a Azzurra ainda mostra um pouco de timidez na hora de trabalhar as jogadas no campo de ataque e entregar a bola redondinha para os atacantes.

O Brasil tem bons jogadores, mas que acabam não sendo aproveitados porque o "professor" está mais preocupado com os aspectos defensivos do que ofensivos. Coloque o Hernanes, o Lucas e o Bernard para jogar, Felipão! Você tem mais a ganhar com vários craques em campo.

O Uruguai e o México parecem ter apenas dois jogadores cada. A Celeste só joga em função do Suárez e do Cavani, enquanto o México parece ser feito apenas de Chicharito e Giovani dos Santos. Coloquem os times no ataque, pessoal! Coloquem mais meias criativos para valorizar a posse de bola no campo de ataque! Sem essa de mostrar futebol de segunda divisão em um campeonato internacional!

A Nigéria teve apenas um "treino" contra o fraco Taiti. Vamos ver se como os africanos estão jogando de verdade na próxima quinta-feira.

Os esforçados Taiti e Japão começaram a Copa das Confederações levando goleadas. Nada diferente do esperado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário