segunda-feira, 24 de junho de 2013

Sugestões para a Próxima Copa das Confederações

Previsível, curta demais e com poucos times interessantes. Assim vejo a Copa das Confederações. Não apenas o campeonato que está sendo realizado aqui no Brasil, mas todas as Copas das Confederações dificilmente trazem partidas emocionantes ou surpresas antes da fase de mata-mata. E quando a competição chega a seu auge, termina.

Não sei o quanto as seleções valorizam a competição, mas poderíamos torná-la mais emocionante e desafiadora aumentando a quantidade de times e a duração do torneio.

Gostaria, dessa forma, que a FIFA organizasse uma competição com o dobro de equipes -de oito para dezesseis. Além dos campeões de cada confederação, poderiam ser convidados para participar do torneio os vice-campeões. Para preencher as duas vagas restantes, o vice-campeão da Copa do Mundo anterior e o detentor do título da Copa das Confederações anterior também teriam direito a vagas na competição.

As equipes seriam, então, organizadas em quatro grupos e os cabeças-de-chave seriam escolhidos conforme os critérios já aplicados na Copa do Mundo. Provavelmente, Brasil, Itália, Argentina, Alemanha, Espanha e Uruguai encabeçariam as grupos.

Eu disse Argentina e Alemanha? Sim. O aumento de vagas oferecidas permitiria que mais seleções da Europa e da América do Sul participassem, aumentando o desafio do torneio, a visibilidade e possibilitando mais confrontos emocionantes na fase de mata-mata. Às equipes "menores", haveria uma chance maior de divulgar seu futebol, uma vez que o número de vagas disponíveis para a Oceania e para a Ásia é muito menor em relação às europeias e sul-americanas.

Um torneio mais extenso também seria interessante para as emissoras de televisão. Acho que todas as detentoras dos direitos de transmissão e os patrocinadores também compactuariam com a minha ideia.

Vamos lá, FIFA! É uma ideia interessante para todas as partes envolvidas! Não vejo porque não extender e, posteriormente, valorizar a Copa das Confederações!

Nenhum comentário:

Postar um comentário