quarta-feira, 12 de junho de 2013

O Palmeiras só Dá Desgosto

Acompanhei o jogo de ontem entre Palmeiras e América-RN, válido pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro Série B. Apesar da vitória, não acho que o time esteja convencendo em campo ao vencer por placares tão apertados contra times do "quilate" de Avaí, ASA e Atlético-GO. Com todo respeito a essas equipes, nenhuma delas tem a grandeza e a história do Alviverde.

Mesmo sendo torcedor do São Paulo, fico chateado ao ver um clube que foi chamado de "Academia de Futebol" no passado (por combinar beleza e eficiência em um único estilo de jogo) ter de dividir o gramado com equipes que, com poucas exceções, jogam futebol feio e comemoram um empate como "um grande resultado".

Mais triste ainda é ver o Verdão se rebaixar ao nível dessas equipes. O time entra em campo com formações cautelosas, joga no contra-ataque ou nas bolas paradas, atua mais na raça do que na técnica e, ainda por cima, ilude o torcedor dizendo que "o Palmeiras está fazendo grandes partidas, com grandes resultados e que está no rumo certo para o acesso à Série A".

Todos no clube -dirigentes, comissão técnica e jogadores- têm uma missão muito mais importante do que meramente conseguir o título da Série B. O Palmeiras precisa resgatar sua honra, seu orgulho, a sua tradição. E isso deve começar em campo: se o adversário é fraco, façam, pelo menos, quatro gols nele. Abram o placar e, na sequencia, façam mais gols, aproveitando que o adversário está atordoado com o golpe. Nada de recuar o time depois de fazer um gol. Não deixem o adversário jogar, através da troca de passes e da valorização da posse de bola. Mostrem que vocês são superiores ao adversário! Mostrem que vocês são Palmeiras!

O escudo do Palmeiras está manchado com o rebaixamento e é obrigação de todos no clube limpar o nome do Alviverde e devolver-lhe a honra que lhe foi tirada. Ou então, admitam que vocês são um clube pequeno e resignem-se a ter de fugir do rebaixamento a cada ano ao invés de disputarem títulos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário