quarta-feira, 12 de junho de 2013

Lewandowski Fica

Agora é oficial: o Borussia Dortmund resolveu fazer jogo duro e vai segurar o centroavante Robert Lewandowski até o fim de seu contrato, que expira ao fim da próxima temporada. Segundo alguma fontes, o Bayern München e o Manchester United seriam os principais interessados em levar o polonês. As mesmas fontes especulam, ainda, que Lewandowski pode receber um aumento significativo para que permaneça ainda mais tempo no Vale do Ruhr.

A equipe de Dortmund, financeiramente falando, ainda não pode competir com Barcelona, Real Madrid, Manchester United ou Bayern München. Por esse motivo, o clube aurinegro não costuma oferecer muita resistência na hora de liberar os seus atletas.

O Borussia, no entanto, está subindo a outro patamar: está deixando de ser um mero coadjuvante e passou a competir por títulos, chegando a brigar de igual para igual com os times milionários. Tanto é verdade que o futebol leve e vertical dos aurinegros derrubou Manchester City, Shaktar Donetsk e Real Madrid (duas vezes), equipes com poder aquisitivo muito superior ao do Dortmund.

Para que um elenco campeão seja formado, é necessário que os atletas atuem juntos o máximo de tempo possível para que adquiram maturidade, experiência e entrosamento. Duvida? O time do Barcelona campeão na Champions de 2011 é praticamente o mesmo que foi campeão em 2009. E a equipe do Bayern München, que faturou a competição européia neste ano, e praticamente a mesma que foi derrotada para o Chelsea nos pênaltis há um ano atrás. Dessa forma, é importante que o Borussia amenize ao máximo possível as perdas e as mudanças no elenco, que ainda é predominantemente jovem e tem muito futuro pela frente.

Apenas para efeito de comparação: um dos problemas enfrentados pelo Arsenal é de que o clube sempre se desfaz de seus principais atletas a cada fim de temporada em nome das finanças. O time londrino, com isso, demora a ter entrosamento e padrão de jogo e o técnico Arsène Wenger precisa mudar o jeito de jogar do time a cada temporada. Os Gunners já estão prestes a completar dez anos sem levantar um troféu.

Obviamente, se o desejo de Lewandowski for o de deixar o Borussia Dortmund, que a diretoria converse francamente com o atleta para chegar a um acordo. Um funcionário infeliz contamina todo o grupo e a união da equipe vai por água abaixo.

Eu, dessa forma, apoio e parabenizo a atitude dos dirigentes do Borussia, que desejam algo mais do que alguns milhões a mais na receita do clube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário