quarta-feira, 26 de junho de 2013

Sobrou Músculo, Faltou Futebol

O Brasil venceu o Uruguai por 2x1. Gols de Fred (após pegar um rebote originado de um chute de Neymar), Cavani (após uma falha de Marcelo) e Paulinho (cabeceio após cobrança de escanteio de Neymar). E o goleiro Júlio César salvou um pênalti cobrado por Forlán, após David Luiz ter derrubado Lugano na área. Essa foi a parte boa do jogo de hoje.

A parte ruim: foi um jogo que, como esperava, muito pegado com times mais preocupados com a marcação do que com a criação de oportunidades. Passes errados, faltas, trombadas, catimba e correria dos dois lados. Ambos os times atuavam muito mais na cautela do que na ousadia, com as equipes muito recuadas.

Uma substituição que até agora não entendi: por que o Felipão tirou o Oscar -o único jogador do Brasil capaz de organizar e armar jogadas no meio-de-campo- para colocar um volante (Hernanes)? Com a necessidade de vencer o jogo, não seria melhor ter tirado um zagueiro ou o defensivo Luiz Gustavo para colocar o atleta da Lazio? Não é um campeonato de pontos corridos, Felipão, e um empate poderia ter sido fatal, sobretudo se levarmos em conta que os Uruguaios têm bons cobradores de bolas paradas e que o goleiro Júlio César não transmite mais a segurança de outrora -ele defendeu um pênalti hoje, é verdade, mas está muito irregular de modo geral.

A sensação que a partida transmitiu foi a de que o futebol da América do Sul prioriza muito mais os aspectos físicos e defensivos em detrimento à criatividade e à ofensividade, mesmo levando-se em conta que a maior parte dos atletas que estava em campo hoje atua na Europa. Não dava gosto de torcer para nenhum dos dois times.

Júlio César foi eleito o MVP da partida, mas eu considero Neymar o melhor em campo por ter participado dos dois gols.

Agora, o Brasil espera o próximo adversário, que pode ser a Espanha ou a Itália. Como seria uma partida entre a Furia e a Canarinho? Gostaria muito que essa pergunta fosse respondida no próximo domingo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário