sexta-feira, 21 de junho de 2013

Balanço da Segunda Rodada da Copa das Confederações 2013

Nada muito diferente do previsto. Os times favoritos (Uruguai, Brasil, Espanha e Itália) venceram seus jogos. A Furia e a Canarinho não tiveram grandes problemas e passaram pelos seus fracos adversários sem dificuldades. O Uruguai, apresentando um futebol defensivo e pouco criativo, penou para bater a Nigéria, que também precisa trabalhar mais a criação de jogadas e usar menos a força física. A Itália, por fim, foi surpreendida pelo Japão e, por pouco, não teve a sua classificação ameaçada.

Ainda há mais uma rodada, mas já podemos considerar o México como a maior decepção desta Copa das Confederações. A equipe de Chicharito vinha apresentando um futebol em evolução, com jogo coletivo e marcação bem feita. Nas últimas partidas disputadas, no entanto, o rendimento mexicano caiu vertiginosamente e a equipe passou a jogar totalmente recuada dependendo exclusivamente dos talentos individuais de Chicharito e Giovani dos Santos. Nesta competição, o México não ofereceu praticamente nenhuma resistência ao Brasil ou à Itália e foi eliminado prematuramente.

O Japão, mesmo eliminado, pode ser considerado a grande surpresa até o momento. Após uma exibição apática contra o Brasil, os japoneses surpreenderam a Itália com um futebol de troca de passes e quase complicaram a Azzurra. Até mesmo locutores e comentaristas esportivos deixaram a imparcialidade de lado e se deixaram levar pela garra e pelo jogo coletivo dos nipônicos.

No Grupo B, a vitória do Uruguai sobre a Nigéria abriu possibilidades para que todos os times tenham chances de avançar às semifinais. Matematicamente falando, é até possível que a Espanha seja eliminada, desde que a Furia seja goleada pela Nigéria e que o Uruguai faça muitos gols sobre o Taiti. E, pasmem, o Taiti tem chances matemáticas de avançar, desde que consiga golear o Uruguai e que a Espanha derrote a Nigéria. Mas, convenhamos, é praticamente impossível que o Uruguai e a Espanha fiquem fora das semifinais.

Há, ainda, a disputa pela liderança no Grupo A entre Itália e Brasil, mas creio que será um "jogo de compadres", com os dois times "se respeitando" em demasia levando ao empate por 0x0. O único fator que pode dar um pouco de tempero à partida é o fato do segundo colocado do grupo encontrar a Espanha na semifinal. Isto ainda não está definido, mas dificilmente a Furia ficará sem a liderança do Grupo B.

Estou aguardando o final da fase de grupos para publicar um post sugerindo mudanças à Copa das Confederações mas acho que as seleções sul-americanas e as europeias irão mesmo fazer as semifinais, conforme previsto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário