sábado, 29 de junho de 2013

Palpites para a Final e a Disputa do Terceiro Lugar

Encerra-se amanhã a Copa das Confederações 2013. Foram pouco mais de duas semanas de competição, com algumas boas partidas. Brasil e Espanha confirmaram o favoritismo e farão a final no Maracanã, enquanto Uruguai e Itália disputarão o bronze na Arena Fonte Nova.

Quem vai ganhar? Não sabemos, mas tenho alguns palpites.

URUGUAI X ITÁLIA

No "Clássico da Puma" (sim, as duas seleções são as únicas participantes do campeonato a serem patrocinadas pela empresa alemã), teremos mais um jogo truncado, com duas equipes muito mais preocupadas em defender do que criar oportunidades de gol.

A Itália é um pouco melhor que o Uruguai por contar com meias um pouco mais criativos, jogo um pouco mais coletivo, toque de bola e dois atletas diferenciados -Pirlo e Buffon. Apesar disso, não acredito que a Azzurra vá apresentar aquele futebol agradável da estréia e deve se concentrar em parar o trio ofensivo do Uruguai.

A Celeste, por outro lado, aparenta ter apenas três jogadores -Cavani, Suárez e Forlán- enquanto os demais atletas ficam todos recuados. Um jogador, no entanto, pode ser a chave para superar a Itália, Martín "El Pelado" Cáceres, que conhece quase todo o time da Azzurra por atuar com quase todos os adversários pela Juventus.

Ainda que "El Pelado" dê a fita dos companheiros juventinos, acredito que a Itália triunfe sobre o Uruguai por 1x0.

BRASIL X ESPANHA

No jogo mais esperado de todos, vejo o Brasil em total desvantagem em relação à Espanha. Motivo? Nossa Seleção não tem jogo coletivo nem disciplina tática para organizar uma defesa ou realizar um ataque ordenado para confundir a marcação espanhola. O Brasil nunca se notabilizou por estas características e elas podem fazer falta em uma partida onde entregar a bola para o adversário pode ser fatal. A única vantagem do time brasileiro é que temos atletas mais fortes do que o adversário e isso pode ser a diferença contra os "baixinhos" da Furia.

A Espanha, por outro lado, possui um jogo previsível, mas ainda não houve quem superasse o Tiki-Taka dos espanhóis. O "ônibus" do Chelsea e a verticalização do Bayern até conseguiram deter o meu Barcelona (que é uma das bases para a Roja), mas não houve, ainda, uma defesa capaz de superar a Furia até o momento, lembrando o melhor que a Itália conseguiu foi arrancar o empate na quinta-feira. Ainda estou esperando uma revanche entre Alemanha e Espanha para saber se a verticalização também funciona contra a Furia.

Se eu conheço o Felipão, ele não vai mudar o time e vai recuar todo o Brasil para tentar contra-ataques velozes. Perguntem ao Didier Deschamps se isso funcionou quando a sua França recebeu a Espanha em março deste ano.

Acho que a Espanha leva o título por 1x0.

Nenhum comentário:

Postar um comentário