sábado, 1 de junho de 2013

Muricy Ramalho Deixa o Santos

Eu, como são paulino, sou muito grato ao Muricy Ramalho pelos três Campeonatos Brasileiros conquistados pelo meu Tricolor (2006, 2007 e 2008), mas concordo que o desempenho do agora ex-treinador do Santos estava deixando muito a desejar.

Muricy chegou ao Peixe em 2011 pouco depois de ser demitido do Fluminense, onde fora campeão brasileiro em 2010. No time praiano, ele recebeu um bom elenco montado por Dorival Júnior, Martelotte e Adílson Batista. A equipe ainda contava com Neymar e Ganso, que já eram 50% da equipe.

Infelizmente, Muricy manteve os seus antigos vícios e armava equipes muito mais para defender do que para atacar. O Santos, muitas vezes, mais parecia o Chelsea de Roberto Di Matteo, com o time inteiro recuado às exceções dos dois Meninos da Vila. Isso criou uma dependência absurda dos dois atletas a ponto do Peixe apresentar rendimentos pífios quando os garotos não estavam em campo. Para se ter uma ideia, o Santos, em 2012, teve percentual de vitórias inferior ao do Atlético Goianiense, o último colocado do Brasileirão do ano passado, nos jogos em que Neymar não atuou, segundo o site globoesporte.com. Ademais, Muricy não aproveitava os garotos da base e não preparou nenhum sucessor para Neymar ou Ganso apesar dos constantes avisos de que eles seriam negociados.

A saída de Muricy deve abrir caminho para uma renovação no Peixe e acabar com a dependência de Neymar. Quem sabe os garotos Neílton, Gabigol e Patito tenham mais chances com a saída do "professor". A meu ver, os três têm futebol para crescer e evoluír no time praiano. Apenas não se deve esperar que eles sejam novos Robinhos, Diegos, Gansos ou Neymares. Cada jogador tem suas próprias características e essas constantes comparações dos garotos com antigos ídolos do clube costuma prejudicar o desempenho dos atletas. 

Dois nomes foram especulados para a vaga de Muricy Ramalho: Dorival Júnior (que montou o time da geração atual em 2010) e Marcelo "El Loco" Bielsa (que aprecia o jogo coletivo e com trocas de passes). Os dois me agradam.

Quanto a Muricy, espero que ele reflita profundamente os fatores que levaram à sua demissão. Ele deveria ter aprendido alguma coisa naquela goleada que tomou do Barcelona em 2011, mas preferiu fazer críticas pesadas ao time catalão ao invés de admitir que os adversários eram superiores. O treinador perdeu a partida para o Barça em 2011 e agora perdeu seu melhor jogador para o mesmo adversário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário